Proposição e Validação de Um Instrumento Para Avaliação do Treino-desportivo de Jovens Tenistas
Por Marcos Alencar Abaíde Balbinotti (Autor), Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor), António Teixeira Maques (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 3, 2004. Da página 213 a 226
Resumo
Este trabalho teve por objetivo propor e validar um instrumento para avaliação do treino técnico-desportivo de tenistas: o Inventário do Treino Técnico-desportivo do Tenista (ITTT). O ITTT foi elaborado através de três amostras independentes de jovens tenistas de 13 a 16 anos de idade, de ambos os sexos, todos participantes de competições oficiais da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O ITTT consiste de 12 afirmações que contemplam 12 jogadas específicas entendidas como básicas para o treino técnicodesportivo do tenista. Os resultados (Alpha de Cronbach = 0,81) garantiram a consistência interna do ITTT. Da mesma forma, apresentaram-se os que garantiram a validade de construto, demonstrando satura ções fatoriais entre 0,84 e 0,52 para o fator 1 (Golpes de Definição - GD) e entre 0,81 e 0,58 para o fator 2 (Golpes de Preparação - GP). Finalmente, os resultados concernentes à validade de conteúdo apresentaram índices claramente favoráveis (rpertinência = 0,68; rclareza = 0,41). Resultados pormenorizados ainda serão encontrados no texto. Concluiu-se que o ITTT apresenta qualidades psicométricas satisfatórias, confiáveis e válidas, permitindo uma avaliação rigorosa do treino técnico-desportivo do jovem tenista brasileiro. Novas pesquisas são ainda recomendadas para os fins de prosseguir o estudo com o ITTT. UNITERMOS: Treino de jovens; Tênis; Inventário; Validade.