Resumo

Introdução: Mestrado Profissional Inovação no Ensino Suerior em Saúde A Fisioterapia, como profissão, está em constante construção e a partir da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, o papel do fisioterapeuta deixa de ser puramente reabilitador na atenção secundária e terciária para ser também um profissional a produzir ações e práticas de prevenção de doenças e de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde, onde surge uma lógica de atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar mediante a realidade epidemiológica e as necessidades em saúde dos usuários da Atenção Primária em Saúde. Considerando a importância da multiprofissionalidade, integralidade no cuidado e a ausência de informação sobre as mesmas, tanto para discentes do curso de Graduação em Fisioterapia, como para a equipe atuante na Atenção Primária em Saúde, se faz necessária uma melhor compreensão do papel do fisioterapeuta dentro deste contexto. As atividades desenvolvidas pela Fisioterapia na Atenção Primária em Saúde contemplam diversos públicos por meio de diferentes estratégias. Com isso foi possível observar que as ações desenvolvidas vêm apresentando bons resultados demonstrando a importância da Fisioterapia no nível primário, o que contribui para a difusão deste campo de atuação. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, atendimento conjunto ou não, interconsultas, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde. Considerando a necessidade de um profissional fisioterapeuta integrado à Atenção Primária em Saúde, conhecedor do Sistema Único de Saúde, o objetivo geral do trabalho é elaborar uma proposta de aprimoramento do aluno de Graduação em Fisioterapia para a inserção na Atenção Primária em Saúde do Sistema Único de Saúde, considerando o referencial teórico, qualidade, responsabilidade e compromisso social de acordo com suas demandas dentro do serviço em Saúde. Será realizada uma revisão sistemática da literatura respeitando os critérios definidos pelo PRISMA (www.orisma-statement.org) e o presente projeto será submetido para registro na base de registro PROSPERO (www.crd.vork.ac.uk/). Os critérios para inclusão dos estudos serão definidos por meio da estruturação do acrônimo PICO (Participante, Intervenção, Comparador, Outcomes). Sendo P = alunos da Graduação em Fisioterapia; I = guia/cartilha/programa educacional para a Instituição de Ensino Superior; C = alunos antes do aprimoramento e O = qualificação dos alunos da Graduação em Fisioterapia. Tendo como pergunta norteadora: O que o aluno da Graduação em Fisioterapia precisa saber sobre o papel do fisioterapeuta na Atenção Primária em Saúde? As fontes de informação utilizadas serão as bases de dados eletrônicas: Medline via Pubmed ()ttto://www.óubmed.gov)* Embase via Elsevier (htto://www.embase.com)* CENTRAL via Cochrane Library (htto://www.cochranelibrani.com) e LILACS via BVS (htto://lilacs.bvsalud.onz). As buscas nas bases de dados eletrônicas serão elaboradas por meio dos descritores específicos definidos de acordo com o PICO da pesquisa acrescidos de operadores booleanos "AND" e "OR". Será realizada uma estratégia de busca matriz para a base de dados Medline com posterior adaptação para as demais bases de dados. Outras fontes de informação serão utilizadas para localização de estudos não-indexados, a saber: Google Scholar (htto://scolhar.google.com) OpenGrey (http://www.00engrev.eu) e páginas de registros de ensaios clínicos como o ClinicalTrials.gov e ICTRP da OMS (www.whointítrialsearch). As buscas serão realizadas com restrição de cinco anos de publicação, sendo estas publicadas no Brasil. A seleção dos estudos será realizada por dois avaliadores independentes e as discordâncias serão resolvidas por meio de reunião de consenso e, se necessário, por meio de um terceiro avaliador. Em um primeiro momento os estudos identificados nas bases de dados serão lidos quanto a seu titulo e resumo para triagem de estudos considerados elegíveis. Os estudos elegíveis serão então lidos em texto completo e posteriormente classificados em incluídos ou excluídos, onde a razão para as exclusões serão registradas e apresentadas. Toda a seleção dos estudos será realizada por meio de um software online específico para este fim (httós://ravvan.acri.orR). A extração dos dados será realizada com um formulário padronizado contento informações relacionadas às características dos estudos, sobre os participantes, intervenções e resultados de cada trabalho. A extração também será realizada por dois avaliadores com reunião de consenso em caso de concordância. Os estudos incluídos serão ainda avaliados quanto à sua qualidade metodológica por meio de ferramentas específicas de acordo como desenho de estudo descrito na publicação. A heterogeneidade, definida como qualquer variação entre os estudos incluídos, será avaliada dentro das perspectivas de heterogeneidade clínica, metodológica ou estatística. Os achados dos estudos incluídos serão sintetizados por meio de análise qualitativa e de uma análise quantitativa caso os achados apresentem baixa heterogeneidade clínica e metodológica. Os dados serão apresentados por meio de quadros e tabelas com as características gerais dos estudos incluídos, estudos excluídos e estudos identificados em andamento. Caso seja possível fazer uma análise quantitativa entre os achados dos estudos incluídos, será realizada uma metanálise com modelo de efeito definido a partir da heterogeneidade estatística. O software para análise quantitativa e geração das figuras será o Review Manager (Revman 5.3). Após análise dos resultados, os aspectos positivos e negativos serão apresentados em artigo de revisão, a ser submetido para publicação em revista especializada em revisões sistemáticas, na área. O produto esperado é um guia/ cartilha, que será compartilhado nas Instituições de Ensino Superior para aprimoramento dos alunos da Graduação em Fisioterapia antes de sua inserção na Atenção Primária em Saúde. Ressalta se , por fim, que a inserção do fisioterapeuta na Atenção Primária em Saúde se faz necessária na perspectiva da integralidade do cuidado, na promoção à saúde e prevenção de doenças baseadas nos conceitos de interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, ou seja, estruturando as redes de cuidado. Esse profissional é capaz de através do acolhimento na Atenção Primária em Saúde, organizar a assistência, sendo ela individual, coletiva ou domiciliar e ainda promover atividades educativas em equipe, desenvolvimento de projetos sociais preventivos ou elaboração de cartilhas, oferecendo resolutividade e assistência para a doença instalada e também atenuando diversas patologias, diminuindo o tempo de tratamento e os gastos, despertando nesses indivíduos a responsabilidade pessoal e social relacionada à saúde. Buscando o alinhamento da formação profissional de qualidade, avançando para uma formação generalista baseada em habilidades e competências, de um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, aptos a desenvolver ações em todos os níveis de atenção à 

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