Resumo

Os testes físicos são importantes na dinâmica do futebol, pois possibilitam uma série de informações que vão auxiliar na tomada de decisão, principalmente do preparador físico. Eles ajudam a diagnosticar o estado atual da forma do jogador, através dos dados normativos, verificar se o nível de rendimento está ou não adequado, além de colaborar na prescrição da carga de treino e acompanhar a evolução do treinamento, e por último, auxiliar no processo de detecção de talento.

Objetivo: Propor uma bateria de testes físicos para jovens jogadores de futebol baseada nas qualidades físicas de maior destaque do jogo, além de apresentar os seus dados normativos.

Metodologia: Inicialmente foram definidas e hierarquizadas as principais qualidades físicas intervenientes no futebol. Posteriormente através de uma revisão foram considerados os principais testes de campo que são usualmente aplicados no futebol para categorias de base, relativo a cada qualidade física principal previamente selecionada. Finalmente através de uma revisão em base de dados foram levantados os indicadores de rendimento disponível em artigos no Scielo ou Medline.

Resultados: As qualidades físicas principais selecionadas foram resistência aeróbia e anaeróbia, força explosiva, velocidade e agilidade. Os respectivos testes sugeridos para compor uma bateria de teste foram o Yo-Yo intermittent recovery test, teste de 10m, teste de 20 m lançado, RAST, Counter Movement Jump e Illinois teste.

Conclusão: Para um adequado controle do treinamento ou no processo de detecção de talentos, o preparador físico deverá elaborar uma bateria de testes que inclua avaliação da capacidade aeróbica, anaeróbica, força explosiva e agilidade. A rigorosidade no controle destas qualidades físicas básicas no futebol irá colaborar para o sucesso do planejamento do treino.

 

Acessar