Proposta de ensino-aprendizagem da natação para pessoas com tetraplegia completa Estudo descritivo propositivo
Por Wellerson Alves Santos (Autor), Rodrigo Rodrigues Gomes Costa (Autor).
Resumo
A natação é uma modalidade esportiva que faz parte do atual programa dos Jogos Paralímpicos de Verão, sendo que a modalidade foi disputada pela primeira vez em Roma, nos Jogos de 1960. Desde então, as modalidades paralímpicas têm sido desenvolvidas e estruturadas, com a criação de sistemas de classificação esportiva e comitês paralímpicos nacionais e internacionais. Como uma forma de contribuição para o desenvolvimento da modalidade e do campo de conhecimento da Pedagogia do Esporte, o presente estudo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da natação para pessoas com diagnóstico de tetraplegia completa. Foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo-propositivo, através do processo de evolução de tarefas, com início em atividades mais simples até as mais complexas. A proposta envolve cinco pontos: orientações iniciais, exploração do meio líquido, deslocamento em decúbito dorsal, deslocamento em decúbito ventral e aprimoramento técnico para os deslocamentos em decúbito dorsal e ventral. Também foram considerados os cinco aspectos para os processos de ensino e aprendizagem do esporte: o movimento humano, as inteligências múltiplas, os aspectos filosóficos e psicológicos, a aprendizagem social, além do aspecto da saúde. A apresentação deste modelo de ensino-aprendizagem visa contribuir para o desenvolvimento do campo da Pedagogia do Esporte e do ensino de modalidades paradesportivas, além de auxiliar na capacitação de profissionais de educação física interessados em iniciar ou aprimorar a atuação profissional na área da natação adaptada.
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