Resumo

O objeto de estudo da presente dissertação é o ensino da capoeira como elemento da cultura corporal mediante a utilização de jogos pedagógicos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. A problemática consistiu em identificar como os jogos pedagógicos de capoeira podem contribuir para a ampliação e a operacionalização do trato com esse conhecimento por meio da metodologia crítico-superadora. Assim, o objetivo geral deste estudo foi o de desenvolver uma unidade didática com base em uma pesquisa-ação com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Goiânia, Goiás. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram: diário de campo e registros iconográficos. A pesquisa apresentou, para a operacionalização do ensino da capoeira, a proposta de jogos pedagógicos na escola através de sequenciadores; posteriormente, estes foram transformados em unidade didática. Um fator relevante observado diz respeito à variedade de jogos que utilizam cantigas e instrumento musical durante as aulas, consistindo esses elementos em facilitadores para a ampliação e a apreensão do conhecimento. As dificuldades apresentadas para a realização desta pesquisa relacionaram-se com a baixa assiduidade dos alunos, o tempo de cada aula, que foi insuficiente para a finalização das atividades, e a não assistência de um adulto nos momentos das atividades. Sendo assim, ao empregarmos na pesquisa a metodologia crítico-superadora e propormos os jogos de capoeira como elemento da cultura corporal, verificamos a ampliação e a ressignificação do conhecimento por parte das crianças à medida que as vivências corporais, artísticas e as reflexões pedagógicas se desenvolviam.

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