Resumo

No cenário nacional é crescente o surgimento pesquisas que almejam romper com o ensino fragmentado e com a execução repetitiva dos movimentos no ensino das modalidades esportivas coletivas. Atrelado a isso, observamos um aumento dos estudos relacionados à teoria da Praxiologia Motriz, de Pierre Parlebas, para compreender as estruturas e as dinâmicas de funcionamento dessas práticas corporais. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apresentar um ensaio teórico sobre o ensino do voleibol em uma instituição educativa voltada para o lazer. A partir da análise praxiológica do voleibol foram realizadas aproximações com elementos de duas metodologias centradas na compreensão do jogo: o Teaching Games for Understanding e o Ensino dos desportos coletivos. A proposição foi estruturada a partir de quatro momentos: 1) O entendimento da complexidade do jogo; 2) A relevância da comunicação nas práticas sociomotrizes de companheiros e adversários; 3) A compreensão da gama de ações motrizes e regras de ação; 4) A reflexão sobre os papéis e subpapéis do voleibol formalizado. Este ensaio nos possibilitou estabelecer um diálogo teórico e metodológico com pistas sobre possíveis caminhos de renovação do ensino das modalidades coletivas, dando relevo à compreensão do jogo e à centralidade do aluno/jogador para auxiliar nas escolhas pedagógicas do professor.

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