Resumo

Introdução: O handebol e o beach handball são modalidades de visibilidade crescente, mas que carecem de atenção no aspecto administrativo. No Rio de Janeiro, o órgão administrador dessas modalidades, a Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro (FHERJ), admite passar por problemas e demonstra interesse em organizar sua estrutura e reconquistar sua credibilidade. Um dos desafios do seu atual presidente é a gestão financeira, já que os débitos e processos herdados das gestões anteriores impedem a captação de recursos públicos, novas parcerias ou novos patrocinadores. Objetivo: Identificar falhas que prejudicam a reestruturação da FHERJ e sugerir um plano de governança como estratégia para melhorar os processos administrativos da instituição. Método: Foi realizada uma pesquisa com 203 indivíduos, entre dirigentes, atletas, ex-atletas e amantes da modalidade, com o intuito de obter um diagnóstico da situação atual da modalidade no Rio de Janeiro e elencar pontos passíveis de melhoria para evolução administrativa do handebol e do beach handball no Estado. Resultados: Problemas relacionados principalmente à comunicação e transparência foram identificados e apontados como os principais aspectos a serem melhorados inicialmente. Estratégias que pudessem minimizar tais problemas foram sugeridas, com base em pontos importantes da governança esportiva, na tentativa de oferecer uma direção estrutural para reorganização e popularização da instituição, como a criação de um conselho administrativo, a realização periódica de assembleias gerais, a elaboração de atas, o arquivamento de dados, a formalização de uma política de divulgação de informações, a atualização do website da instituição e o estabelecimento de um canal de comunicação e interatividade com o público. Conclusão: Registrar o conhecimento e opiniões dos indivíduos envolvidos com o handebol e beach handball no Rio de Janeiro foi um importante passo para que a FHERJ tivesse um panorama inicial para investimento em melhorias de seus processos de governança e gestão.