Proposta de Implantação da Educação Física & Esportes Escolares Para o Município de Barreirinhas (maranhão ? Brasil)

Por: José Maranhão Penha e .
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PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTES ESCOLARES PARA O MUNICÍPIO DE BARREIRINHAS (Maranhão – Brasil)

 

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

Professor de Educação Física – CEFET-MA

leopoldo@cefet-ma.br

JOSÉ MARANHÃO PENHA

Professor de Educação Física – CEFET-MA

CARLOS ALBERTO ARAÚJO

Subsecretário de Esportes e Lazer do Município de Barreirinhas

 

 

BARREIRINHAS – MARANHÃO

ABRIL DE 2002

 

JUSTIFICATIVA

No ano de 2001, o Sr. Prefeito Municipal de Barreirinhas – Zequinha do Oscar, como e mais conhecido -, tomou a decisão política de realizar os JOGOS ESCOLARES DO MUNIC[IOIO DE BARREIRINHAS – JEMB´s -, visando a participa;’ao do munic[ipio dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM´s -.

Para preparar os alunos da Rede Pública Municipal de ensino para essa competição, contratou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET-MA – para, num primeiro momento, instrumentalizar professores e pessoas da comunidade, com alguma afinidade com os esportes, através de um Curso de Atualização Técnica-Pedagógica em Educação Física e Esportes.

Este curso foi ministrado ao longo do ano de 2001, em duas etapas, com a conclusão em 2002 – março abril– da terceira etapa prevista. Trabalhou-se com quatro modalidades esportivas: ATLETISMO, HANDEBOL, FUTSAL, e VOLEIBOL, com uma carga horária total de 90 horas/aula, para cada modalidade. Além desse curso, foi ministrado um outro, de Administração e Organização Esportiva, com 45 horas/aula de duração.

Ante o sucesso dos I JEMB[s, o Sr. Prefeito Municipal, atendendo aos clamores da população estudantil, e diante dos benefícios advindos da pratica sadia de um esporte, decidiu dar continuidade ao Programa, com a realização, em 2002, da Segunda edição dos Jogos, ampliando o numero das modalidades oferecidas.

Diante da nova realidade educacional-esportiva, urge implantar na Rede Pública Municipal de Ensino a disciplina Educação Física & Esportes, cumprindo dispositivo legal – da obrigatoriedade da educação física  na grade curricular do ensino fundamental e médio [1].

Além da obrigatoriedade da disciplina Educação Física – ausente até o momento da escola pública municipal, por falta de pessoal docente qualificado e da estrutura física das escolas (espaço adequado, ou não) – existe outro dispositivo legal não cumprido – Portaria Interministerial dando nova estrutura à prática da educação física nas escolas, em que 1/3 da carga horária, pelo menos, será dedicada à prática do esporte educação [2].

Durante a realização da última etapa  do Curso de Educação Física ficou acertado que esse curso teria continuidade, transformando-o em CURSO TÉCNICO EM TREINAMENTO ESPORTIVO ESCOLAR, dado de forma modular, incluindo-se mais quatro modalidades esportivas – Basquetebol, Ciclismo, Ginástica Rítmica Desportiva, e Natação -, além das disciplinas das áreas de saúde e pedagógica, num total de 945 horas/aula.

O objetivo, em caráter emergencial, de dotar o município de Profissionais de Educação Física, atendendo, em parte, as exigências legais, até que se possa propiciar à esses profissionais formação de nível superior na área.

Planejada a execução dos II JEMB[s, para os meses de Maio e Junho, nas classes Mirim e Infantil; Infanto e Juvenil, respectivamente, nas categorias Masculina e Feminina, necessário se fez planejar as atividades das escolas nesse período, e a inclusão da educação física e esportes para o ano letivo presente, implantando-se essa atividade nas escolas da rede pública municipal.

Este é o objetivo desta Proposta.

OBJETIVO

Implantar a disciplina Educação Física e Esportes nas escolas da Rede Pública Municipal

METODOLOGIA

Para viabilizar a presente Proposta, duas ações são necessárias:

  1. Implementação das atividades esportivas nas escolas da rede pública municipal, localizadas na Sede e povoados mais próximos – Cantinho, Laranjeira, Tapuio; e São Domingos;
  2. Implantação da educação física recreativa nas escolas da zona rural.
  • ZONA RURAL – as cerca de 200 escolas da zona rural em, sua maioria, possuem turmas de 1ª a 4ª séries, em regime seriado, sob a responsabilidades de regente de classe, responsável por todas as matérias lecionadas, à exceção da educação física.

Propõem-se ministrar Curso de Educação Física Infantil – recreação e iniciação esportiva – para implantação da educação física

SÉRIES

ATIVIDADES

DURAÇÃO

Primeiras e

Segundas

Educação Física Recreativa

30 minutos, diários

Terceiras e

Quartas

Iniciação Esportiva

3 vezes por semana,

50 minutos de duração

 

  • ZONA URBANA  - para as escolas localizadas na zona urbana e semi-urbana, implementação das atividades, de acordo com o Calendário de Eventos na área do Esporte Escolar, proposto pela Sub-Secretaria de Esportes e Lazer, visando a realização dos JEMB´s e dos Campeonatos Ineterescolares de Esportes.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES -  ESPORTE ESCOLAR – SEDEL 2002

PERÍODO

ATIVIDADE

 
MARÇO - ABRIL
  • Seleção e treinamento das equipes representativas das escolas participantes nos JEMB[s
  • Curso Técnico em Treinamento Esportivo Escolar – Módulo II – 1ª etapa
MAIO
  • II JEMB[s – classes Mirim e Infantil, categorias Masculina e Feminina - Semana de 04 a 12
  • Continuidade dos treinamentos das equipes representativas das classes Infanto e Juvenil
  • Curso Técnico em Treinamento Esportivo Escolar – Módulo II – 2ª etapa
JUNHO
  • II JEMB{s – classes Infanto e Juvenil, categorias Masculina e Feminina – semana de 01 a 09
  • Treinamento para os JEM{s – FASE REGIONAL
  • Curso Técnico em Treinamento Esportivo Escolar – Módulo II – 3ª etapa
JULHO
  • JEM[s FASE REGIONAL
AGOSTO A DEZEMBRO
  • Implantação das aulas de educação física e esportes, por temporada, visando a participação das escolas em Torneios Intraclasses – Jogos Internos -  e Campeonatos Interescolar de Esportes, nas modalidades de Voleibol, Handebol, Basquetebol, Futsal, Atletismo e GRD
  • Curso Técnico em Treinamento Esportivo Escolar – Módulo III –
SETEMBRO
  • Torneios Interclasses de Voleibol – realizados nas escolas – 1ª semana
  • Campeonato Interescolar de Voleibol – 3ª semana
OUTUBRO
  • Torneios Interclasses de Handebol – realizados nas escolas – 2ª semana
  • Campeonato Interescolar de Handebol – 4ª semana
NOVEMBRO
  • Torneios Interclasses de Basquetebol – realizados nas escolas – 3ª semana
DEZEMBRO
  • Campeonato Interescolar de Basquetebol – 1ª semana
  • Campeonato Interescolar de GRD – 2ª semana
  • Campeonato Interescolar de Futsal – 3ª semana
  • Prova Rústica de Atletismo – Interescolar – 4ª semana

Para cumprimento deste Calendário de Eventos, há necessidade de que as escolas tenham os seus professores exclusivos para ministrar a educação física e esportes. Diante dessa impossibilidade, e da falta de  espaço físico e instalações esportivas nas próprias unidades, as aulas de educação física e esportes – e os treinamentos das equipes representativas da diversas escolas – serão ministradas nos Módulos Esportivos da SEDEL:

SEDEL – MÓDULOS ESPORTIVOS

LOCAL

MODALIDADES

OBSERVAÇÃO

1. MÓDULO ESPORTIVO RIACHO

  • Atletismo
  • Futebol
  • Futsal
  • Handebol
  • Voleibol
  • Voleibol de Praia
  • GRD
  • Capoeira
  • construir-adaptar pista de atletismo, e quadras de voleibol de areia, futebol de areia, handebol de areia,
  •  

2. QUADRA I

  • Futsal
  • Handebol
  • Basquetebol
  • Voleibol
  • GRD
  • Capoeira
  •  

3. QUADRA II

  • Futsal
  • Handebol
  • Basquetebol
  • Voleibol
  • GRD
  • Capoeira
  • Em construção, entrega prevista ainda no primeiro semestre, e início das atividades no segundo semestre

4. QUADRA III

  • Futsal
  • Handebol
  • Basquetebol
  • Voleibol
  • GRD
  • Capoeira
  • Em processo de liberação de recursos para construção, funcionamento previsto no segundo semestre

5. ZONA SEMI-URBANA

  • Cantinho
  • Laranjeiras e Tapuio
  • Atletismo
  • Futebol
  • Futsal
  • Voleibol
  • Handebol*
  • Basquetebol*
  • GRD*
  • Capoeira
  • Perspectiva de construção de uma quadra polivalente descoberta, no Povoado de Tapuio, com recursos próprios

DISTRUBUIÇÃO DAS TURMAS DE AULA POR MODALIDADE

– ZONA URBANA

MODALIDADES

M[ODULO

QUADRA I

QUADRA II (1)

QUADRA III (2)

TOTAL

            TURNOS

M

V

T

M

V

T

M

V

T

M

V

T

M

V

T

ATLETISMO

4

4

8

-

-

-

-

-

-

-

-

-

4

4

8

FUTEBOL

4

4

8

-

-

-

-

-

-

-

-

-

4

4

8

CAPOEIRA

2

2

4

1

1

2

1

1

2

1

1

2

5

5

10

GRD (2)

4

4

8

1

1

2

1

1

2

1

1

2

7

7

14

HANDEBOL

2

2

4

2

2

4

2

2

4

2

2

4

8

8

16

VOLEIBOL

2

2

4

2

2

4

2

2

4

2

2

4

8

8

16

FUTSAL

2

2

4

2

2

4

2

2

4

2

2

4

8

8

16

BASQUETEBOL

-

-

-

2

2

4

2

2

4

2

2

4

6

6

12

TOTAIS

20

20

40

10

10

20

10

10

20

10

10

20

50

50

100

  1. quando do término da construção dessas quadras, os alunos das escolas de suas proximidades deverão ser transferidos para esses locais/ ou, noa matrícula. Caso a Quadra II esteja concluída ainda no primeiro semestre, ou até julho,  entrar[a na nova matrícula, com as outras modalidades/
  2. as modalidades de GRD e Basquetebol poderão ser oferecidas a partir do segundo semestre, neste ano de 2002, e a partir de 2003, desde o início do ano. Haver[a necessidade de nova matricula em educação física, possibilitando, inclusive, mudança de modalidade esportiva
  3. previsão de, na Sede, serem oferecidas, a partir de 2002, 100 turmas de aula, sendo 92 com 30 alunos cada – FUTEBOL, FUTSAL, GRD, HANDEBOL, BASQUETEBOL, CAPOEIRA – num total de 2.760 matriculas/ e ATLETISMO, 8 turmas, com 40 alunos cada, mais 320 matriculas, perfazendo 3.080 matriculas em educação física e esportes

Para funcionamento desses locais, há necessidade de constituir equipes de trabalho em cada um deles, compostas de

  1. Coordenador/Administrador do Módulo
  2. Professores para cada modalidade oferecida

DISTRIBUIÇÃO DOS MODULOS X MODALIDADES X PESSOAL

LOCAL

FUNÇÃO

MODALIDADES

SUGESTAO

[ODULO ESPORTIVO – RIACHO
  1. Coordenador
  2. Coord. Adjunto
  3. Professores

Atletismo

Handebol

Futebol

Voleibol

Futsal

Basquete

GRD

Capoeira

1. Cear[a

2. Niel

  1. Vagner
  2. Toro
  3. Elma
  4. Jorgemar
  1. Katiane
  2. Gil
  1. Niel
  2. Kátia
  3. Alfredo

2

2

2

2

1

QUADRA I
  1. Coordenador
  2. Coord. Adjunto
  3. Professores

Handebol

Voleibol

Futsal

Basquete

GRD

Capoeira

1. Jaqueline

2. Joab

  1. Silvio
  2. Jocivania
  1. Cícero
  1. Nazareno

1

1

1

QUADRA II
  1. Coordenador
  2. Coord. Adjunto
  3. Professores

Handebol

Voleibol

Futsal

Basquete

GRD

Capoeira

1. Fernanda

2. Nazareno

1

1. Fernanda

1

1

1

1

QUADRA III
  1. Coordenador
  2. Coord. Adjunto
  3. Professores

Handebol

Voleibol

Futsal

Basquete

GRD

Capoeira

1. Vanusa

2. César

1

1.

1

1

1

1

QUDRA IV
  1. Coordenador
  2. Professores

Atletismo

Futebol

Futsal

Capoeira

Handebol

GRD

  1. Edi

1

  1. para administrar os trabalhos dos professores, no âmbito da Secretaria de Educação – educação física escolar – deverá ser criada uma Coordenação de Educação Física e Esportes – CEFE -, responsável pelo planejamento das atividades curriculares, controle das atividades dos professores, articulação com a direção das escolas e com a SEDEL

Sugestão para a CEFE – Rosicléia

  1. a matricula dos alunos ser[a feita no Módulo Esportivo, em ficha própria, de acordo com as modalidades a serem oferecidas e os horários disponíveis, em cada uma das instalações em funcionamento. O controle ser[a do professor, havendo expedição de um boleto resumo das atividades ministradas, por turma, serie, que se constituir[a no diário de educação física, que ficará arquivado na escola.
  1. Os professores formarão suas turmas de aula, com no máximo 30 alunos, por sexo e faixa etária – a exceção do Atletismo, que comportar[a 40 alunos, independente do sexo

MODALIDADES

FORMAÇÃO DAS TURMAS

FEIXA ET[ARIA

SEXO

NO. ALUNOS

HANDEBOL, VOLEIBOL, BASQUETEBOL, CAPOEIRA,

At[e 14 anos

Masculino

Feminino

30

 

15 a 18 anos

Masculino

Feminino

30

FUSTAL

At[e 14 anos

Masculino

30

15 a 18 anos

GRD

At[e 14 anos

Feminino

30

15 a 18 anos

ATLETISMO

At[e 14 anos

Masc./Fem

40

15 a 18 anos

  1. para organização das equipes para os JEMB[s e Campeonatos Interescolares e os Torneios Interclasses de Esportes, cada Unidade de Ensino Ter[a, pelo menos, um professor responsável – coordenador de educação física da escola – responsável perante essa organização perante a direção
  1. para atender à essas atividades, será necessário
  • relotar os professores de sala de aula, para a CEFE, para trabalharem exclusivamente como profissional de educação física e esportes
  • a SEDEL colocará à disposição da CEFE os profissionais de seu quadro, necessários para cumprimento do Calendário e complementação do quadro de professores, até que a SEDUC/CEFE tenha o seu próprio quadro
  • contratação de pessoal, dentre aquelas pessoas da comunidade que fizeram o curso de educação física, e não peertençam ao quadro de servidores municipais
  • permuta de professores entre servidores do município e do estado

PESSOAL

Para execução  das atividades da disciplina Educação Física e Esportes, necessário se faz redistribuir os profissionais

  1. professor da rede municipal, de sala de aula, para a Coordenação de Educação Física e Esportes, ficando tão-somente responsáveis pela Educação Física e Esportes – CEFET-SEDUC/
  1. professor da rede estadual, de sala de aula, permuta, para que fiquem a disposição da CEFE
  1. técnicos da SEDEL, nos horários de aula, deverão estar a disposição da CEFE-SEDUC
  1. contratação de pessoal, dentre os alunos do curso de educação física, para complementar o quadro de profissionais necessários ao desenvolvimento das atividades
  1. jornada de trabalho de 40 horas semanais, dividida entre as aulas de educação física, planejamento de atividades e assistência as escolas, visando a participação nos JEMBs
  • 21 horas semanais de aulas de educação física, na CEFE, cada profissional devera Ter ate 7 turmas de aulas, 3 h/a por semana para cada turma
  • 10 horas semanais para planejamento, sendo 5 horas na CEFE, e 5 horas na SEDEL, essas reuniões sempre serão conjuntas, semanais, sendo uma delas para planejamento de atividades e preparação de aulas, e a outra, reunião de estudo
  • 9 horas semanais nas escolas, para coordenação de educação fisga, para planejar, orientar e formar e treinar equipes visando participação em jogos e campeonatos
  1. Alguns profissionais assumirão função administrativa, de coordenação dos módulos esportivas e atividades
  • Coordenador de Educação Física da SEDUC  - 1
  • Coordenador dos Módulos Esportivos – SEDEL – 4
  • Adjunto do Coordenador dos Módulos Esportivos – SEDEL – 4
  • Os Coordenadores terão jornada de trabalho em dois turnos, diurno – matutino e vespertino -, para atender a educação física escolar, e contarão com um adjunto, no turno noturno, para atender a comunidade, em suas atividades de lazer esportivo
  • O Adjunto, alem do expediente noturno, terá uma outra jornada, a sua escolha – manha ou tarde – como profissional, orientando treinamento esportivo
  1. Pessoal necessário

FUNCAO

QUANTIDADE

Coordenador de Educação Física

1

Coordenador de Modulo Esportivo

4

Adjunto do Coordenador de Modulo

4

FUNCAO DE DIRECAO

9

Profissionais para

 

Atletismo

4

Futebol

5

Handebol

5

Voleibol

5

Futsal

5

Basquetebol

5

GRD

5

Capoeira

5

FUNCAO DOCENTE

39

TOTAL

48

  1. a estrutura da SEDEL não será mexida, lembrando que parte desses profissionais já estão lotados nesta Sub-Secretaria de Esportes e Lazer e estarão a disposição da CEFE naquelas 26 horas de trabalho com educação física escolar, em sala de aula
  1. quanto aos Administradores de Modulo, na falta de um professor, ministrarão a aula
MATERIAL DIDATICO

ESPECIFICACAO

MODULO

QUADRA I

QUADRA II

QUADRA III

CANTINHO/LARANJAL/TAPUIO

HANDEBOL

Bolas masc

Bolas fem

Rede (par)

 

20

20

1

 

20

20

1

 

20

20

1

 

20

20

1

 

20

20

1

VOLEIBOL

Bolas

Redes

 

30

2

 

30

2

 

30

2

 

30

2

 

30

2

FUTSAL

Bolas

Rede (par)

 

30

1

 

30

1

 

30

1

 

30

1

 

30

1

BASQUETEBOL

Bolas – mini

Bolas oficial

Rede (par)

 

20

20

2

 

20

20

2

 

20

20

2

 

20

20

2

 

20

20

2

FUTEBOL

Bolas n. 4

Bolas n. 5

Rede (par)

 

20

20

2

 

-

 

-

 

 

-

 

20

20

2

GRD

Fita

Bola

Aro

Maca

 

50

50

50

50

 

30

30

30

30

 

30

30

30

30

 

30

30

30

30

 

30

30

30

30

Bomba p/ encher bola

 

4

 

3

 

3

 

3

 

3

Aparelho de som

2

1

1

1

1

Cones de plastico

30

20

20

20

20

Corda elástica

10

5

5

5

5

Medicine-ball de borracha

1 kg

2 kg

3 kg

5 kg

 

 

15

15

15

15

 

 

10

10

10

10

 

 

10

10

10

10

 

 

10

10

10

10

 

 

10

10

10

10

Cronometro

15

3

3

3

3

Apito

10

5

5

5

5

Kit  de arbitragem

Futebol

Handebol

Voleibol

Basquetebol

 

2

2

2

2

 

1

1

1

1

 

1

1

1

1

 

1

1

1

1

 

1

1

1

1

ATLETISMO

Trena 15 m

 

2

 

-

 

-

 

-

 

1

Trena 50 m

2

-

-

-

1

Peso ferro

3 kg

4 kg

5 kg

6 kg

7 kg

 

5

5

5

5

5

 

 

 

 

1

1

1

1

1

Disco

1 kg

1,5 kg

2 kg

 

5

5

5

 

 

 

 

1

1

1

Dardo

500 g

600 g

750 g

800 g

 

5

5

5

5

 

 

 

 

2

2

2

2

Plinto 5 gavetas

5

2

2

2

1

Banco sueco

4

2

2

2

2

Aros

50

30

30

30

30

Colete jogo c/ 12

Azul

Vermelho

Verde

amarelo

 

4

4

4

4

 

2

2

2

2

 

2

2

2

2

 

2

2

2

2

 

2

2

2

2

 

 

 

 

 

CALENDARIO DE ATIVIDADES – SEDEL/CEFE PARA 2002

PERÍODO

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

OBS

JANEIRO

Planejamento das Atividades

SEDEL

FEVEREIRO

Curso de Atualização – ATLETISMO/ HANDEBOL

                                     FUTSAL / VOLEIBOL

Curso de Arbitragem de Futsal

CEFET-MA / SEDEL

FMFS

MARÇO

Curso de Atualização – BASQUETEBOL

                                      GRD

                                      CICLISMO

                                       NATAÇÃO

Curso de Arbitragem - Handebol

CEFET-MA

FHM

ABRIL

Curso de Atualização – 2ª etapa

Curso de Arbitragem - Voleibol

CEFET-MA

FMV

MAIO

JEMB`S – MIRIM

                INFANTIL

SEDEL / CEFE

JUNHO

JEMB`S – INFANTO

                JUVENIL

Curso de Atualização – 3ª etapa

SEDEL / CEFE

CEFET-MA

JULHO

JEM´S – FASE REGIONAL

GEDEL-MA

AGOSTO

Curso de Atuialização – Módulo III

CEFET-MA

SETEMBRO

JEM´S – FINAL

Curso de Atualização – módulo III

Curso de Educação Física Infantil – Zona Rural

GEDEL-MA

CEFET-MA

CEFET-MA

OUTUBRO

Curso de Atualização – módulo III

CEFET-MA

NOVEMBRO

Curso de Atualização – módulo III

CEFET-MA

DEZEMBRO

Curso de Atualização – módulo III

CEFET-MA

JANEIRO/03

Recuperação de disciplinas – Curso de Atualização

Formatura da turma de educação física – curso técnico ???

CEFET-MA

CEFET-MA/SEDEL/CEFE

 

[1] LDB – Art. 26,   3º

[2]  Constituição re República Federativa do Brasil, art. 217: "É dever do estado fomentar a prática desportiva formais e não-formais, como direito de cada um (...).

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  - LDB/96, em seus artigos:

  • Art. 26, $ 3º, que dispõe: "A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e `às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos".
  • Art. 24, Inciso IV: "...poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes ou outras componentes curriculares". (Grifos meus).
  • Quanto à organização didática da Disciplina, deve-se obedecer ao disposto no Art. 27, inciso IV: "... promoção do desporto educacional e apoio às práticas esportivas não-formais".
  • Portaria Interministerial nº 073, de 21 de Junho de 2001, onde os Ministros de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no art. 217 da Constituição Federal, no § 3º do art. 26 e inciso IV do art. 27 da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, resolvem:
  • " Art. 1º - A educação física constitui-se componente curricular obrigatório da educação básica, sendo facultativa nos cursos noturnos;
  • Art. 2º - No cumprimento do disposto no artigo anterior, os estabelecimentos de ensino deverão ministrar a educação física de forma integrada à proposta pedagógica da escola, e voltada ao bem-estar, à integração social e ao desenvolvimento físico e mental do aluno, apoiando as práticas desportivas".   

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