Resumo

As mídias estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, alterando as formas de ser e estar dos sujeitos. A escola por meio dos seus componentes curriculares possui um papel importante na mediação da cultura midiática, buscando contribuir para sua apropriação crítica. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo principal estabelecer uma proposta de mediação nas aulas de Educação Física a partir da problematização das representações midiáticas sobre saúde e esporte que repercutem no imaginário dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá. Metodologicamente, o estudo centrou-se no método da pesquisa-ação e envolveu duas etapas, sendo elas: 1) Aproximação com o campo de estudo e 2) Mediação da cultura midiática. A proposta de mediação da cultura midiática baseou-se em autores como Jesús Martín-Barbero (1997), Pier Cesar Rivoltella (2012), Maria Luiza Belloni (2005) e Monica Fantin (2006). O processo de mediação consistiu em sete encontros com os estudantes nos quais foram problematizados os temas saúde e esporte a partir da sua representação nos meios de comunicação. O resultado desse processo foi a elaboração e edição de um jornal da turma. A partir do estudo, observou-se o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas na condição de autores e, principalmente, que eles demonstraram atitudes críticas em relação aos conteúdos apresentados na mídia relacionados aos temas saúde e esporte. 

Acessar Arquivo