Resumo
Objetivos: verificar as relações multivariadas entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física, indicadores de saúde e atividade física de adolescentes em uma revisão sistemática; e propor um modelo teórico de relações multivariadas para verificar a associação entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física com níveis de atividade física, considerando a contribuição da prática de esporte, indicadores de saúde, idade e sexo nessas relações. Métodos: Esta tese é composta por dois estudos: no capítulo 1 é apresentada uma revisão sistemática sobre estudos multivariados, realizada nas bases de dados EBSCOHOST MEDLINE COMPLETE, EBSCOHOST CAPES FSTA e PUBMED. A seleção de artigos seguiu orientações do PRISMA, incluindo publicações entre 2010 a 2019 de acordo com critérios de inclusão, como faixa etária e a qualidade metodológica para estudos observacionais. O capítulo 2 apresenta um estudo original de uma proposta de modelo teórico multivariado de associações. Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa. Foi realizado em uma cidade do Sul do Brasil com uma amostra de 470 adolescentes, em idades entre 11 a 17 anos provenientes de 4 escolas selecionadas por critério de conveniência. A satisfação psicológica na educação física, prática de esporte, indicadores de saúde (tempo de sono, sedentarismo e qualidade de vida) e os níveis de atividade física foram avaliados de forma auto reportada a partir de questionários. As relações entre essas variáveis, idade e sexo, foram testadas em um modelo de equações estruturais. Resultados: A revisão sistemática sugere, de modo fragmentado em diferentes pesquisas, que altos níveis de satisfação na educação física e melhores valores de indicadores de saúde se relacionaram positivamente com os níveis de atividade física moderada e vigorosa. Observou-se a necessidade de um estudo que avalie essas relações em um modelo complexo em uma mesma amostra. Consequentemente, o estudo original indicou que a proposta de modelo multivariado apresentou relações positivas entre a satisfação psicológica na educação física com níveis de atividade física, moderada pela prática de esporte, indicadores de saúde (qualidade de vida, tempo de sono e menor sedentarismo), sexo e idade. Considerações finais: A literatura sugere que há associação da elevada satisfação psicológica nas aulas de educação física e melhores indicadores de saúde (qualidade de vida, sono e menor sedentarismo) com elevados níveis de atividade física. O modelo testado indica que adolescentes os quais praticam esportes tem melhor qualidade de vida, maior tempo de sono e menor sedentarismo, contribuindo para o aumento das relações entre melhores níveis de satisfação psicológica nas aulas de educação física com maiores níveis de atividade física, principalmente, nos meninos com menores idades. A partir disso, observa-se a necessidade de oportunizar aumento da prática de esportes no lazer, na escola e no contexto social dos adolescentes para atingirem elevados níveis de satisfação nas aulas de educação física, aumentarem a atividade física e obterem benefícios à saúde.