Resumo

Introdução: A avaliação da aprendizagem nos Jogos Esportivos Coletivos depende inicialmente, dentre outros fatores, da definição objetiva do conteúdo ministrado e dos critérios de qualificação dos indicadores a serem observados. Objetivo: propor procedimentos metodológicos para definição ecológica dos critérios de observação em avaliação tático-técnica processual. Métodos: o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Participou do estudo uma equipe de basquetebol feminino sub-15 com 14 atletas e 2 treinadores. Foram filmadas 14 sessões de treino consecutivas durante período competitivo. As sessões contiveram 156 atividades ministradas. As atividades foram categorizadas conforme proposta de Ibañez (2002) e os conteúdos técnico-táticos específicos com maior frequência nos treinos compuseram o roteiro da entrevista semi-estruturada da qual participou a treinadora principal. A entrevista foi gravada (Sony, Tóquio, Japão), transcrita para um software editor de textos e analisada por meio da técnica de análise de conteúdo. As perguntas tiveram ênfase nos critérios de qualificação dos indicadores de êxito, conforme exigência nos treinos. Resultados: Os quatro conteúdos técnico-táticos com maior frequência de utilização em treino e os respectivos critérios de observação oriundos da entrevista foram: a) Colocar-se entre o oponente e a cesta (n=13): posicionar-se entre a cesta e a atacante de sua responsabilidade durante todo o tempo do ataque adversário; b) Bandeja (n=9): boa intensidade de movimento, sem reduzir a velocidade ao iniciar a passada; c) Arremesso com salto (n=9): Execução com os pés, joelhos, braços e punho alinhados em direção à cesta; e d) Orientação até a cesta (n=9): Sendo a melhor opção, progredir em direção à cesta. Conclusão: Os procedimentos metodológicos sugeridos permitem garantir que a avaliação tático-técnica processual ocorrerá sobre os conteúdos efetivamente enfatizados no treinamento e asseguram a validade ecológica da observação.