Proposta de Sistematização de Ensino do Futebol Baseada em Jogos: Desenvolvimento do Conhecimento Tático em Jogadores com 10 e 11 Anos de Idade
Por Rodrigo Thomaz de Aquino (Autor), Renato Rodrigues Marques (Autor), Luiz Guilherme Cruz Gonçalves (Autor), Luiz Henrique Palucci Vieira (Autor), Bruno Luiz de Sousa Bedo (Autor), Camila de Moraes (Autor), Rafael Pombo Menezes (Autor), Paulo Roberto Pereira Santiago (Autor), Enrico Fuini Puggina (Autor).
Em Motricidade v. 11, n 2, 2015. Da página 115 a 128
Resumo
O objetivo do presente estudo foi aplicar e avaliar a eficácia de uma sistematização de ensino do futebol centrada no uso de jogos sobre o conhecimento tático processual de jovens jogadores. Participaram 16 voluntários alunos de uma escola de futebol vinculada a um clube de futebol profissional do interior do estado de São Paulo – Brasil. Para tal, os voluntários foram submetidos a 37 aulas organizadas em três diferentes módulos, com conteúdos específicos. A análise quanto à evolução do aprendizado dos participantes foi baseada no sistema de avaliação tática denominado FUT-SAT. Este instrumento considera a ação tática realizada, a localização da ocorrência, assim como seu resultado prático, gerando um Índice de Performance Tática (IPT) e um Número de Ações Táticas (NAT) para cada jogador analisado. Para avaliar e comparar o desenvolvimento do aprendizado tático dos participantes foram realizadas quatro avaliações, uma pré-intervenção (1ª), uma pós-intervenção (4ª) e duas intermediárias (2ª e 3ª). A 2ª e a 3ª avaliações foram realizadas após a última aula do Módulo 1 e 2 respectivamente. Ao comparar os valores médios dos IPTs ofensivos, defensivos e do jogo obtidos na 1ª avaliação, nomeada pré-intervenção, com os valores da 4ª avaliação, ou pós-intervenção, observou-se um aumento significante (p ≤ 0,05). Face ao exposto, a sistematização de ensino proposta neste estudo oportunizou um desenvolvimento significante na aprendizagem tática dos jogadores participantes.