Proposta de Tarefa de Coesão de Grupo Para Futebol em Idade Escolar
Por José M. Gamonales (Autor), Luisa Gámez-calvo (Autor), Víctor Hernández-beltrán (Autor), Miguel Salgado-santos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 284, 2022.
Resumo
A coesão é definida por Carron como a "tendência de um grupo para se manter unido e unido para a realização dos seus objetivos instrumentais e/ou para a satisfação das necessidades afetivas dos seus membros". Construir uma boa coesão de grupo não é um processo fácil de realizar e deve ser continuado ao longo do tempo. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma proposta de tarefas de coesão de grupo no futebol em idade escolar. Para alcançar essa coesão grupal, todos os integrantes do processo de ensino-aprendizagem devem participar do trabalho para atingir um objetivo específico. A equipa técnica é responsável por projetar atividades que visem a uma boa coesão do grupo. Nos esportes de iniciação, a coesão é um fator muito importante devido aos benefícios obtidos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, este artigo propõe várias atividades de coesão de grupo para o futebol de base dependendo do tempo da sessão. A coesão do grupo é um dos fatores que determinam o desempenho nos esportes de invasão, sendo a escola o melhor ambiente para desenvolvê-lo por meio de atividades de trabalho colaborativo e resolução de problemas.