Proposta didático-pedagógica voltada ao ensino-aprendizagem de primeiros socorros nas aulas de educação física
Por Sandra Fachineto (Autor), Janaína Patrícia Segsttäter (Autor).
Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 116 - 127
Resumo
A ocorrência de acidentes é tão antiga quanto o aparecimento do próprio homem e podem ocorrer na rua, no shopping e até mesmo dentro de casa. Se falar em situações nas quais se pratica atividade física (em academias, nos parques e, principalmente, na escola), o risco de acidentes aumenta ainda mais (SOUZA; TIBEAU, 2008). Para Souza e Tibeau (2008), quando se fala a respeito de escola, prevalece uma ideia de ambiente seguro, entretanto muitos recintos dela, como os corredores, as escadas, o pátio e, principalmente, a quadra esportiva, são palco de diversos acidentes: As aulas de Educação Física também representam momentos em que os alunos executam movimentos ou atividades nas quais podem ocorrer vários tipos de acidentes, sejam por uso indevido de materiais, aparelhos, vestimenta ou mesmo o contato físico (SOUZA; TIBEAU, 2008, p. 2). Os primeiros socorros incluem reconhecer condições que ponham a vida em risco e tomar atitudes necessárias para manter a vítima viva e na melhor condição possível até que se obtenha atendimento médico (HAFEN; KARREN; FRANDSEN, 2002). Conforme Bernardes, Maciel e Del Vecchio (2007), o professor de Educação Física é, geralmente, a primeira pessoa a presenciar uma lesão. Como normalmente não há médicos por perto, ele será o responsável pela prestação dos primeiros socorros. Além disso, é ele quem tem que decidir se o atleta lesionado pode voltar ao jogo ou deverá ser encaminhado ao médico.