Resumo

Esta pesquisa aborda uma proposta pedagógica para adolescentes de baixa
renda do município de Varginha/MG, Brasil, com o objetivo de possibilitarlhes um melhor rendimento acadêmico e inclusão social, mediante um
programa de atividades esportivas. Este estudo teve como ferramenta
principal o esporte educativo desenvolvido através de trabalhos em grupos
operativos, a reflexão dos valores em sociedade e o trabalho com as famílias
e a escola. Este tema é de inquestionável necessidade para o problema
social e educacional que o Brasil enfrenta atualmente. A proposta foi
desenvolvida com quarenta adolescentes, de ambos os sexos, com idades
entre nove e treze anos, por um período de um ano, de segunda a sextafeira, com três horas de atividades diárias. De acordo com a escola e as
famílias estes adolescentes apresentavam baixo rendimento acadêmico e
dificuldades em seus relacionamentos pessoais. Os resultados desta
i nve s t i ga ç ã o d e s t a c a m a rg u m e n t o s s u fi c i e n t e s p a ra a s s eg u ra r,
o b j e t iva m e n t e, q u e a s c o n d i ç õ e s e c o n ô m i c a s, p o l í t i c a s e s o c i a i s
d e s fa vo r á ve i s, q u e e n f re n t a gra n d e p a rt e d a s o c i e d a d e b ra s i l e i ra ,
caracterizou uma desestrutura familiar - o que se refletiu diretamente no
desempenho acadêmico e nas relações pessoais dos adolescentes estudados.
A proposta pedagógica foi elaborada após resultados do diagnostico do
grupo, que depois de um ano de trabalho, mostrou indicadores positivos,
superiores ao apresentado no contexto inicial.

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