Resumo

Este artigo apresenta uma experiência do uso de blogs é apresentado como uma rede de aprendizagem ou blogosfera educacional, desenvolvido durante os anos lecivos de 2012-13 e 2013-14, e é parte de um projeto de inovação educacional Edublogs e aprendizagem colaborativa, financiado pela Universidade de Valencia. Neste contexto, os professores responsáveis ​​por disciplinas Fundamentos de Tênis e Pelota Vaca, da Universidade do País Basco UPV / EHU, e Ensino de Jogos e Esportes da Universidade de Valencia, projetaram um Blog docente de Jogos de Pelota no ensino superior, cuja principal função é formar uma rede de aprendizagem colaborativa ou entre blogosfera alunos e professores de duas universidades diferentes. Através deste blog são ligados blogs criados por alunos onde eles publicaram seus trabalhos desenvolvidos sobre temas relacionados à bola Valenciana ou Pelota Basca. Assim, além de desenvolvimento de conteúdo dos dois assuntos, aprimorou a comunicação entre os alunos de ambas universidades. Posteriormente, procedeu-se a avaliá-los por professor. Também foi estabelecido que cada aluno/a qualificaria e avalilaria quatro trabalhos, dois Valencianos e dois Bascos. Isto, além do desenvolvimento de uma estratégia de avaliação pelos pares foi promovido com sucesso o contato entre estudantes das duas universidades e do conhecimento de duas realidades diferentes, como os Pelota Valenciana e a pelota Basca

Acessar Arquivo