Resumo

Introdução: A utilização do recurso didático-pedagógico lúdico para a iniciação da natação deve ser explorado, esperando maior interesse e adesão dos participantes nas atividades. Essas atividades também podem refletir positivamente nos processos intelectuais, onde esperasse uma melhora, em especial, nos componentes escolares. Objetivo: Verificar a influência da natação, com metodologia lúdica, no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental II de escolas públicas do município de Santarém-PA. Materiais e Métodos: A amostra foi de 8 alunos (7 homens; 4 mulheres), matriculados no Ensino Fundamental II de escolas públicas e que tivessem nota inferior a 50 pontos em pelo menos uma disciplina do 1º ou 2º bimestres. Os alunos foram submetidos a 30 sessões de natação, por um período de 15 semanas (duas vezes por semana). As notas foram identificadas pela média de todas as disciplinas cursadas na série e, desta, fez-se a média para o 1º quadrimestre e para o 2º quadrimestre. Destaca-se que no 1º quadrimestre não tiveram a natação e no 2º, de setembro a dezembro, foi realizada natação, onde suas atividades eram de forma lúdica, com conteúdo que envolvia o domínio do meio aquático, respiração, propulsão, equilíbrio e fundamentos do nado crawl. Foi realizada a estatística descritiva e inferencial, por meio do programa BioEstat, adotando-se p<0.05. Resultados: Destaca-se inicialmente que a assiduidade dos participantes, nos 30 encontros, foi de 65.83%. A Tabela 1 demonstra os valores médios das notas para cada participante e o delta variação para as mesmas. Conclusão: Conclui-se, conforme metodologia proposta, que o ensino da natação de forma lúdica influencia positivamente no rendimento escolar dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.

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