Resumo

Ao longo dos dezessete anos de experiência na docência escolar percebi que conteúdo esporte é predominante nas aulas de educação física, no entanto, o voleibol é desprestigiado por preconceito e dificuldade no aprendizado. Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar um modelo de ensino para o voleibol no ensino médio em uma escola pública do interior da Bahia com 230 alunos, do 2º ano, entre 15 e 18 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que é voltada para a intervenção na realidade social. Foi realizada uma revisão da literatura pertinente às temáticas da prática esportiva na escola e a pedagogia do esporte no desenvolvimento metodológico do ensino do voleibol. Foram utilizados três procedimentos: questionário investigativo, intervenção prática dialogada e intercâmbio supervisionado com a comunidade. Concluiu-se que a partir da literatura de apoio aliada as intervenções na escola e o retorno efetivo dos núcleos externos, tiveram na metodologia de ensino mista, uma melhor compreensão e aderência dos estudantes à prática do voleibol na citada escola. Estes resultados geraram um manual de ensino do voleibol para professores e estudantes de Educação Física.

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