Resumo

Este trabalho teve por finalidade descrever e analisar um programa de orientação ao professor de ensino especial, visando instrumentalizá-lo com procedimentos de ensino que pudessem favorecer a integração instrucional de alunos portadores de deficiência visual no ensino regular. Participaram da pesquisa duas professoras de ensino especial, que atendem alunos portadores de deficiência visual paralelamente ao ensino regular, uma aluna portadora de cegueira, um aluno portador de visão subnormal e, ainda, duas professoras de ensino regular. A coleta de dados foi realizada no decorrer das etapas de orientação desenvolvidas pela pesquisadora, a saber: a) caracterização da rotina em sala regular e na de recursos, bem como, identificação de problemas educacionais dos alunos com deficiência visual; b) planejamento de procedimentos de ensino para superação das dificuldades identificadas; c) avaliação do programa de orientação pelas professoras envolvidas. Os resultados mostraram que as professoras de ensino regular aceitaram os alunos portadores de deficiência visual em suas classes desde que estes tivessem condições de acompanhar o programa de ensino e recebessem orientações sistemáticas das professoras especializadas. As professoras de ensino especial, por sua vez, exerciam a função de técnicas em transcrições de braille e ampliações de textos. Foram identificadas dificuldades relativas à escrita em braille e realização de operações matemáticas. As professoras aplicaram procedimentos específicos de ensino para minimizar os problemas educacionais, enfatizando o ensino individualizado com vistas a diminuir a porcentagem de erros daqueles alunos e aumentar sua capacidade de realizar atividades dirigidas. As quatro professoras envolvidas consideraram o trabalho produtivo e demonstraram interesse em estabelecer sua continuidade.

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