Proposta pedagógica para aulas de educação física no ensino fundamental: Práticas corporais de aventuras

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 150 - 162

Resumo

Este artigo relata a experiência vivenciada por um professor de Educação Física, em uma escola de Educação Básica da rede pública de ensino, na cidade catarinense de Jaraguá do Sul. A sequência trata parte do componente curricular desenvolvido no ano letivo de 2019. O projeto, baseado em práticas de aventuras, teve como ponto máximo uma trilha orientada em ambiente aberto. Ele foi desenvolvido concomitantemente com os demais componentes curriculares, durante o terceiro trimestre letivo. As turmas contempladas foram os oitavos anos do Ensino Fundamental, contando com três horas aulas semanais para cada turma. Vive-se em um mundo de constante mutação, o que gera a necessidade de inovação em todos os processos, de forma especial os educacionais. Frente aos desafios dos novos tempos, as aulas de Educação Física permeiam várias modalidades tradicionais, bem com as atividades alternativas. Entre elas, pode-se citar, de forma especial, as práticas de esportes de aventura, desafiando os tradicionais currículos escolares. Para Betrán e Betrán (2006), as atividades físicas de aventuras têm três campos distintos de atuação: o turístico-recreativo, com o objetivo de aventura e vivência dos momentos de lazer; o rendimento-competição, no qual o objetivo é vencer o adversário em diferentes modalidades; e, finalmente, o educativo- -pedagógico, cujo principal foco é a transmissão eficiente de atitudes e valores.