Resumo
O objetivo desse estudo foi duplo. Primeiro, propor o uso do rádio na difusão da Educação Física, e segundo, verificar alterações na atitude de estudantes nas dimensões social, afetivo-emocional, intelectual, diagnóstico da realidade e saúde, em relação à percepção da atividade física, usando o veículo rádio. Foram utilizados 83 sujeitos matriculados e freqüentando regularmente a 3a. série do 2º Grau da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Profa. Margarida Lopes - Santa Maria -RS . O grupo experimental foi formado por 52 sujeitos (M = 17 ; F = 35) e o grupo controle com 31 sujeitos (M = 15 ; F = 16). A atitude dos estudantes foi medida através de um questionário tipo Likert com 30 questões. O grupo experimental também respondeu um questionário com 10 itens, mostrando a sua opinião sobre o programa radiofônico apresentado, a partir do qual novos programas poderão ser padronizados. O experimento foi conduzido em um sistema de circuito fechado. A pontuação da atitude foi determinada conforme a média do somatório dos escores, que variou de 45 a 150 pontos, e as opiniões variaram da "atitude fortemente negativa" até "atitude fortemente positiva". O teste t para amostras dependentes foi empregado para comparar qualquer alteração na atitude em todas as variáveis entre pré e pós-teste, tendo o nível de significância sido determinado em P<0.05. Todas as atitudes dos estudantes foram consideradas como positivas. Os resultados também indicaram uma melhoria e significativa alteração no domínio intelectual no grupo experimental de ambos os sexos, e somente no grupo experimental masculino no domínio afetivo-emocional. Quando as respostas do grupo experimental foram analisadas em sua totalidade, nenhuma diferença (P>0.05) foi encontrada para o grupo masculino. Entretanto, uma diferença significativa média (P<0.01) foi encontrada no grupo experimental feminino. Também evidenciou uma maior homogeneidade e menor variabilidade nos escores em relação ao grupo experimental masculino. Concluindo, os resultados evidenciaram a importância do programa radiofônico na difusão da Educação Física.