Propostas Curriculares, Formação Profissional e Prática Pedagógica na Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Por Luciane Sanchotene Etchepare (Autor), Érico Felden Pereira (Autor), João Luiz Zinn (Autor).
Em Revista Baiana de Educação Física v. 6, n 2, 2005. Da página 19 a 31
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar como está sendo trabalhada a Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, se a proposta educacional da escola corresponde à realidade das aulas e a qualificação profissional de quem ministra as aulas. A amostrafoi constituída de 27 professores que ministram aulas de Educação Física nas séries iniciais e 6 coordenadores de escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria - RS.Foifeita uma entrevista e posteriormente uma análise quantitativa da freqüência e percentagem das respostas. Foram obtidos os seguintes resultados: 88,88% dos professores possuem habilitação Magistério e/ou Pedagogia e 11,11% possuem habilitação de Educação Física; os objetivos mais buscados são a integração social e afetiva com 48,14% das respostas, o desenvolvimento das habilidades motoras com 44,44% e a recreação com 40,74%. Quanto à concordância das respostas entre os professores e coordenadores, 48,14% dos professores não seguem os objetivos da proposta pedagógica da escola, 29,62% seguem a proposta em parte e 22,22% seguem a proposta. 93,75% dos professores acham importante a atuação do profissional de Educação Física nas séries iniciais por acreditarem que é o mais qualificado para este trabalho.