Propostas Curriculares Para Educação Física em Pernambuco: Entendimentos Acerca do Esporte
Por Kadja Michele Ramos Tenório (Autor), Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira (Autor), Ricardo Bezerra Torres Lima (Autor), Iraquitan de Oliveira Caminha (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 37, n 3, 2015. Da página 280 a 288
Resumo
Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco no período de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental, tendo como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação, utilizando a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que este nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.