Propostas Pedagógicas Adotadas nas Aulas de Natação nos Municípios de Jaraguá do Sul e Joinville
Por Ana Clara Ceconello (Autor), Patricia Esther Fendrich Magri (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes, n 252, 2019. Da página 11 a 27
Resumo
A natação tem mostrado avanços na área de Educação Física e cada vez mais indivíduos estão buscando sua prática com objetivos diferentes. A natação é dinâmica, extensa e possui inúmeras possibilidades no ensino e prescrição de exercícios físicos. O objetivo deste trabalho foi verificar as propostas pedagógicas adotadas nas aulas de natação nas academias dos municípios de Jaraguá do Sul e Joinville, bem como correlacionar os resultados com a bibliografia existente. Tratou-se de um estudo de campo, descritivo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas sobre as propostas pedagógicas, metodologias utilizadas, diagnóstico e avaliação inicial, critérios de avaliação utilizados para a definição de níveis, entre outros. Participaram do estudo 9 coordenadores e 37 professores que atuam em academias/escolas de natação nas cidades de Jaraguá do Sul e Joinville. Os dados foram analisados --