Propostas Pedagógicas Paraeducação Física: Pensando Contradições
Por Lúcio Airton Franzen (Autor), Iracema Soares de Sousa (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta pesquisa foi realizada comotrabalho de conclusão do curso de Educação Física na UFSC, no ano de 1996. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca apontar caminhos para entender e avançar os limites da prática pedagógica da educação física, impostos pela realidade escolar. Analisa algumas propostas pedagógicas da área, cujaabordagem se pauta numviés crítico, refletindoa relação entre a pedagogiatecnicista, a prática pedagógica e contradições. Para tanto, pergunta-se: Quais as relações e contradições entre as propostas pedagógicas publicadas nas Revistas "Motrivivência" e "Revista Brasileira de Ciências do Esporte - RBCE", correspondente a época de 1990 a 1995 e as suas bases teórico - metodológicas; e, como seria possível superá-las? Esta pesquisa, ao tentar conhecer para transformar, utilizou-se da abordagem dialética do conhecimento para compreender e analisar a realidade. A partir dos dados, construiu-se categorias específicas do fenômeno estudado. São elas: a teoria na práticaé outra, contexto histórico x projeto de sociedade, elementos didático-metodológicos, propostas pedagógicas - um longo caminho a percorrer. Concluiu-se que há falta de pesquisa que possa classificaras tendências pedagógicas da educação física no contexto escolar e que estas precisam terumaconexão interna entreos pressupostosteóricos que as fundamentam e a engendram. Por exemplo, uma visão de mundo, de homem, uma concepção de educação, um projeto histórico de sociedade, elementos didático - metodológicos, dentre outros.