Propriedades Psicométricas e Estrutura Factorial da Versão Portuguesa do Parent-initiated Motivational Climate Questionnaire-2(pimcq-2p)

Por: António Manuel Fonseca, Cláudia Dias, Nuno José Corte-real, Paula Santana, Robert Brustad e Teresa Figueiras.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.2 - 2010

Send to Kindle


.Resumo

em portugal, são escassos os estudos sobre a influência parental no domínio da prática desportiva, particularmente sobre a percepção de crianças e jovens relativamente ao clima motivacional induzido pelos seus pais nesse contexto. para esse efeito, o Parent-Initiated Motivational Climate-2 (pimCQ-2) tem-se constituído como o instrumento privilegiado pelos investigadores desta área. nesse sentido, o objectivo deste estudo consistiu em analisar a qualidade das propriedades psicométricas e da estrutura factorial da versão portuguesa do pimCQ-2. participaram 1498 jovens portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, praticantes de diversas modalidades desportivas. para a análise dos dados recorreu-se à estatística multivariada da análise factorial — análise factorial exploratória (aFe) e análise factorial confirmatória (aFC) — bem como ao cálculo dos alfas de Cronbach dos itens de cada um dos factores e às correlações inter-items e inter-factor. o pimCQ-2p revelou-se como um instrumento útil para a avaliação das percepções dos jovens relativamente ao clima motivacional induzido pelos seus pais para a prática desportiva, recomendando-se por isso a sua utilização pelos investigadores desta área

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.