Psicoeducação Baseada em Evidências no Esporte: Revisão Bibliográfica e Proposta de Intervenção Para Manejo Emocional
Por Paulo Ribeiro (Autor), Adriana Lacerda (Autor), Raquel Melo (Autor), Leonardo Rosa Habib (Autor), Alberto Filgueiras (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 8, n 1, 2018. Da página 1 a 10
Resumo
A Psicologia do esporte é uma área de conhecimento que visa estudar e compreender técnicas que ajudem no desenvolvimento humano nas suas quatro esferas de atuação: iniciação, atividade física, reabilitação e alto rendimento. Focalizando nossa atenção no alto rendimento, o manejo das emoções parece constituir um dos pontos nevrálgicos na melhora da performance e do bem-estar do atleta. O conhecimento adquirido através da psicoeducação é fator fundamental para o empoderamento do desportista acerca das próprias emoções e de como usá-las a seu favor. Propomos nesse estudo bibliográfico levantar de maneira exploratória na literatura científica baseada em evidência como as intervenções de psicoeducação podem auxiliar o atleta de alto rendimento no desenvolvimento de habilidades de manejo eficaz das emoções que potencializem suas valências psicológicas voltadas para seu esporte.