Psicologia do Esporte: Crenças Irracionais e Auto-aceitação Incondicional com Adolescentes Praticantes de Futebol
Por Thomaz Décio Adalla Siqueira (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Procurou tornar as mudanças cognitivas de atletas de futebol mais duradouras através do estu-do do comportamento racional-emotivo da seguinte forma: (a) de como as pessoas desenvolvem e podemsuperar suas próprias perturbações; (b) do detectar de crenças irracionais; (c) do debater, discriminando edisputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da TREC éativo, diretivo e, em grande parte, educacional (DiGIUSEPPE & WESSLER, 1980).MÉTODO:Foram aplicadosos Inventários de Crenças Irracionais, adaptados por Newmark et al. (1973) e outro, de Crenças Irracionais,adaptado por Hayslip et al. (1994); o Formulário de Autoajuda da Terapia Racional-Emotivo-Comportamen-tal, elaborado por Sichel e Ellis (1984), e a Escala de Crenças (JOHN M MALOUFF & NICOLA S. SCHUTTE,1986).RESULTADOS:Foram utilizados os pressupostos teóricos da Terapia Racional-Emotivo-Comporta-mental (TREC), desenvolvida, em 1955, por Albert Ellis. Baseia-se no método de tratamento dos distúrbiosemocionais (chamado de ABC) e seguiu o modelo educacional de aprendizagem cognitiva. Verificamos a rela-ção das crenças com à auto aceitação incondicional (AAI) influenciavam na prática desportiva, limitando-a e/ou expandindo-a no desempenho dos atletas.CONCLUSÃO:A análise destas informações ofereceu subsídiospara a formulação de políticas públicas voltadas para a socialização dos jovens, através de práticas desportivase de lazer competentes. Analisamos as crenças disfuncionais de adolescentes participantes do Projeto Univer-sidade Campeã da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas -UFAM em relação à prática desportiva do futebol, levando em conta aspectos de auto aceitação incondicional.