Resumo

Introdução: Desde o início da vida até os últimos dias de existência mundana, os seres humanos estão em constante movimento de aprendizagem. Diante disso, inúmeros são os conhecimentos adquiridos e ressignificados à nossa vontade. Dentre estes, a alfabetização apresenta papel de destaque no exercício da cidadania. Objetivo: Analisar a relação entre a psicomotricidade e os processos de letramento e alfabetização, com o intuito de ampliar o entendimento dos profissionais da educação à respeito dessa etapa importante à cidadania. Método: Adotou-se a pesquisa de revisão sistemática de literatura, com base em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados: Google Acadêmico, Periódicos Capes e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Para busca e seleção dos artigos científicos utilizou-se os descritores: letramento, alfabetização e psicomotricidade (literacy, literacy and psychomotricity), limitando-se em artigos nas Línguas Portuguesa e Inglesa. Após a aplicação dos filtros de seleção, realizou-se a leitura dos resumos de maior relevância, e aqueles com pertinência ao tema foram lidos na íntegra e fichados, e os resultados elencados em tabela. Resultados: Foram fichados total de 10 artigos. Verificou-se que todos os estudos defendem o uso da psicomotricidade, não só como uma alternativa, mas sim, como parte vital no processo de alfabetização. Também foi observado que deficiências psicomotoras, podem causar atraso e dificuldade de aprendizagem. Considerações Finais: Os elementos psicomotores quando bem organizados entre si e estimulados por atividades livres ou organizadas, de maneira lúdica e intencional, apresentam associação positiva à alfabetização.

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