Resumo

Do ponto de vista de um profissional da Educação Física, praticante de Esportes Radicais e consciente da importância da ciência chamada Psicomotricidade, houve uma questão: é possível estimular o desenvolvimento psicomotor pela prática do Skate? O problema da pesquisa foi encontrar na prática desta modalidade, abertura à estimulação psicomotora. A pesquisa valorizou a abordagem educativa de aplicação da Psicomotricidade oferecida por Jean Le Boulch, a qual é alicerçada nas Bases Psicomotoras, contudo, acreditando na hipótese de que a prática de Skate possa representar uma estratégia para a tal estimulação oferecendo uma diversidade de estímulos ao desenvolvimento do indivíduo. A metodologia foi aplicar e analisar vivências de Skate, baseadas nos princípios educativos da concepção psicomotora, propostas para duas turmas: uma do ensino infantil e outra do ensino fundamental I, atendendo crianças de uma escola pública do Município de São Bernardo do Campo - SP. Durante as atividades, as crianças conheciam o capacete de segurança, passavam sobre rampas e por baixo de uma corda estendida e presa em duas colunas. Pelas observações da prática da modalidade, foi confirmada a presença de estímulos ao desenvolvimento das Bases Psicomotoras (Tônus; Equilibração; Lateralidade; Esquema e Imagem Corporal; Orientação EspaçoTemporal e as Praxias Proximais e Distais). Contudo, constatou-se a reciprocidade de estímulos entre Psicomotricidade e o Skate, devido à contribuição dos processos chamados nesta pesquisa de “Olhar Psicomotor” e “Aquecimento Psicomotor”: Tal “olhar”, baseado em teorias do Desenvolvimento Infantil, promoveu a compreensão e a consideração das possibilidades e necessidades das crianças, norteando o professor para a adequação do meio, a fim de que sua conduta equilibre os aspectos (físico, cognitivo e afetivo) dos alunos, por meio de propostas iniciais que equilibrassem os já citados aspectos, sendo a aplicação destas propostas iniciais o processo chamado “Aquecimento Psicomotor”, o que induziu uma maior participação destes na vivência de skate – a atividade principal - promovendo a participação de crianças que inicialmente rejeitavam as propostas, interferindo também na qualidade desta participação. Portanto o Skate foi considerado uma possível estratégia de estimulação ao desenvolvimento das Bases Psicomotoras, (de acordo com o conhecimento e criatividade do profissional) e a ciência Psicomotricidade foi compreendida como norteadora para a prática educativa.

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