Psicomotricidade, Lúdico e Suas Relações com o Aprendizado na Educação Infantil: Compreensões Docentes
Por Fellipe Augusto Galerani Scarabel (Autor), João Carlos Pereira de Moraes (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 23, n 245, 2018. Da página 49 a 62
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a partir da visão de professores a importância do lúdico e da psicomotricidade, em relação ao desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil. Para tanto, realizou entrevistas semiestruturadas com quatro professores que atuam nesse segmento educacional. A análise dos dados foi construída a partir da metodologia de Análise de conteúdo. Como resultado, percebe-se que os profissionais percebem a necessidade de inserção de atividades que visem o desenvolvimento psicomotor do indivíduo e, ainda, sugerem a ludicidade como mecanismo para tal.Considera-se, assim, que lúdico e psicomotricidade na Educação Infantil estão interligados pelos processos de apropriação e conhecimento das crianças do próprio corpo e de si mesmas.