Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir os processos de diagnóstico e intervenção psicológica de tenistas infanto-juvenis de um centro de treinamento, a partir da Psicoterapia Dinâmica Breve. Levando-se em consideração as características específicas do trabalho psicológico com tenistas infanto-juvenis, são apresentadas as principais premissas para o processo de diagnóstico e intervenção. Foram analisados três adolescentes, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, de uma academia de tênis de Campinas na faixa etária entre 15 e 18 anos. Utilizou-se como apoio para a fase de diagnóstico o POMS (Perfil dos Estados de Humor), entrevistas e observações durante treinamentos e competições. Como técnica de intervenção foi utilizada a Psicoterapia Breve com enfoque psicanalítico. Os resultados mostram evidências de evolução na estrutura emocional dos atletas através do trabalho psicológico, trazendo como conseqüência deste processo, além do desenvolvimento e amadurecimento emocional, uma possível melhora no rendimento dos mesmos em treinos e competições. Recomendam-se novas propostas de investigação que possam diversificar a utilização desta técnica no âmbito esportivo e possibilitar o controle de outras variáveis, tais como ambiente, atuação dos técnicos, entre outros.