Quadrilha Estilizada no Universo Escolar: Conhecendo, Construindo e Formando Saberes
Por Diogo Diedrich Lemes Grellmann (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Nelson Centurião Júnior (Autor).
Resumo
Introdução: A Quadrilha Estilizada é um estilo de dança caracterizada por apresentar passos modernos, repertório personalizado e indumentárias customizadas que representem um determinado tema que é dramatizado por personagens e dançarinos. As danças mantêm as coreografias da quadrilha junina tradicional juntamente com passos e elementos de outros estilos de danças. Objetivo: Esse relato descreve o desenvolvimento da quadrilha estilizada em uma escola estadual de tempo integral do estado do Mato Grosso. Metodologia: Para o desenvolvimento desse trabalho, foi escolhido o tema “O conhecimento faz sentido” que foi desenvolvido em caráter interdisciplinar pelos componentes curriculares educação física, arte e história. Foram realizados ensaios nos espaços da escola, bem como a contextualização das referências culturais, pinturas e confecção de adereços. Resultados: No contexto pedagógico e considerando as diferentes manifestações que permeiam a cultura corporal de movimentos, as ações com danças possibilitam a construção de diversos saberes, desenvolvem e alicerçam as competências e habilidades no processo de formação dos estudantes. Foram abordadas questões acerca da cultura afro-brasileira e elementos da cultura do Estado de Mato Grosso que foram o baluarte da temática e repertório musical da quadrilha. A partir das pesquisas desenhadas sobre as danças, mais especificamente a Quadrilha e suas diferentes formas de expressão, foi se configurando as possibilidades de releitura dessa dança. Com isso, os conteúdos trabalhados no decorrer do ano letivo influenciaram no desenvolvimento dos passos coreografados, nas indumentárias e o cenário configurado. Conclusão: E assim, por meio dos ensaios foi possível identificar vários aspectos na evolução de diferentes elementos que constituem o processo de aprendizagem dos estudantes, numa perspectiva de interação e autonomia. Dessa forma, consolidando os parâmetros objetivados para com a formação e construção de conhecimentos