Quais as modalidades esportivas coletivas investigam a dupla tarefa e seus efeitos?
Por Willian José Bordin da Silva (Autor), Juan Carlos Perez Morales (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
A dupla tarefa (DT) nos esportes refere-se à capacidade de realizar duas ou mais tarefas simultaneamente. Logo, a DT é importante no desenvolvimento das capacidades coordenativas, desvio da atenção na percepção de informações relevantes e variabilidade na realização das ações tático-técnicas, impactando significativamente no desempenho esportivo. Apesar de estar em expansão as investigações em DT e seus efeitos agudos e crônicos no contexto esportivo em diferentes cenários, trabalhos envolvendo especificamente as DP e os esportes coletivos são escassos. Objetivos: O presente estudo objetiva identificar quais as modalidades esportivas coletivas investigam a DT e as variáveis mensuradas. Revisão de literatura: A teoria do processo duplo, propõe dois processos distintos na tomada de decisões: um consciente, deliberativo e intencional, e outro inconsciente, automático e intuitivo. Ao combinar os resultados de ambos os processos, é possível chegar à uma decisão mais fundamentada e informada. Materiais e Métodos: Utilizou-se nesta revisão de literatura, as orientações PRISMA buscando detectar as publicações científicas nos temas da DT nos esportes coletivos. A estratégia de busca foi realizada, utilizando-se das bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus. As palavras-chave utilizadas foram “dualtask” OR “double task ” OU “multitarefa” OU “atenção dividida”. Como critérios de inclusão utilizaram-se: relevância do estudo e correlação com o tema, disponíveis na íntegra, com periodicidade entre os anos (2015 a 2022). Os critérios de exclusão foram: não contemplar os critérios de inclusão. Inicialmente, selecionou-se 449 estudos e após leitura dos resumos excluíram-se os artigos repetidos 380 e verificou-se que 69 abordavam os temas e variáveis similares a este trabalho. Após a fase de leitura completa 6 estudos que investigaram a DT nos esportes coletivos foram selecionados. Resultados e discussão: Os estudos investigaram distintas modalidade como: o Handebol no ano de 2016, por meio das tarefas de Goleiro com uma bola e duas bolas, e constataram que o tempo de reação da elite e amadores foi superior em DT que em Tarefa simples (TS). O hóquei em 2017 com a investigação de precisão na múltipla tarefa de rastreamento de objetos, identificando maior precisão em TS superior a DT. O críquete em 2018 com tarefa de antecipação e tarefa de memória de trabalho (MT) (Carga cognitiva), identificando que a DT foi superior a TS na antecipação e memória de trabalho. No basquete em 2018 estudando a precisão na tarefa de rastreamento de múltiplos objetos, encontrou maior precisão na TS sobre a DT. No futebol em 2020, abordando o papel da capacidade de MT em desempenhos motores com controle atencional, encontrando desempenho técnico de TS superior a DT. Finalmente no único estudo que utilizou o desenho interventivo realizado no basquete em 2021 com o foco em testar os efeitos do treinamento cognitivo-motor (CMT) no desempenho esportivo e nas funções cognitivas dos atletas, encontrou-se melhora da eficácia de treinamento CMT no desempenho esportivo e na cognição em comparação com o treinamento baseado apenas em exercícios motores. Conclusão: Concluímos que o a maioria (5) dos estudos focam em comparar o desempenho entre TS e DT e nas variáveis cognitivas e motoras e somente (1) das pesquisas analisaram o comportamento do treinamento com DT no desempenho esportivo