Resumo

Introdução: Este estudo tem como ponto de partida a teoria histórico-cultural, proposta por Vygotsky, aplicada à formação de treinadores. Consideram-se três aspectos: a) os processos de aprendizagem, que ocorrem por meio da interação entre a base biológica humana e o meio; b) o desenvolvimento potencial, os problemas que podem ser resolvidos com o auxílio de pessoas mais experientes; c) a sugestão de que as estratégias de aprendizagem devem ser suficientemente efetivas para que constituam vivências (perijivânie), processos de significação e atribuição de sentido ao que é vivido pelo sujeito. Ao considerarmos o conhecimento do(a) treinador(a), as atividades sociais de aprendizagem podem ser mais efetivas do que as expositivas e podem constituir importante etapa da formação de treinadores(as). Objetivo: Investigar quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelas Federações Nacionais de Ginástica (FNG) para formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos (GPT). Metodologia: Trinta e seis FNG participaram da pesquisa, representadas por membros administrativos ou pedagógicos, respondendo a um questionário online hospedado na plataforma Google Forms®. Os dados foram analisados de forma quali-quantitativa. Este resumo discute exclusivamente a questão: “Quais os tipos de programa de educação de treinadores(as) são oferecidos para GPT?”. Resultados: Das 36 FNG participantes, 26 afirmaram promover cursos regulares (dentre as quais cinco oferecem também cursos à distância) e 23 organizam eventos esporádicos, como palestras e workshops. Um número significativamente menor de FNG apresenta como estratégias de aprendizagem programas de mentoring (N=8), plataformas de dados online (N=7), estímulo à produção científica (N=5) e fóruns de discussão (N=5). Conclusões: As estratégias de aprendizagem expositivas são dominantes entre as propostas de formação oferecidas pelas FNG, embora outras formas de aprendizagem estão sendo exploradas. O estudo está em andamento para investigar como essas últimas são organizadas e recebidas pelos(as) treinadores(as)-alunos(as).

Acessar