Resumo

A Educação Física escolar é uma área que contempla múltiplos conhecimentos, reconhecidos como manifestações corporais do movimento. Especialmente no Ensino Médio, pretende contribuir com o reforço da educação e a autonomia de adolescentes e jovens, em um momento de consolidação dos conhecimentos adquiridos durante os anos escolares, aprofundamentos para que estejam preparados para o exercício crítico e para a cidadania plena. Considera-se que a estrutura física, qualidade e quantidade de materiais, frequência das aulas e respeito didático-pedagógico do professor, sejam relevantes para alcançar os alvos propostos neste nível de ensino. O objetivo desse estudo foi descrever a qualidade das aulas de Educação Física escolar na percepção de alunos do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal, com 71 (setenta e um) alunos do Ensino Médio, 27 (38%) do 1º ano, 25 (35,3%) do 2º ano (35,3%) e 19 ( 26,7%) do 3º ano, sendo 18 homens (25,4%) e 53 mulheres (74,6%), de uma escola estadual do município de Itu -São Paulo. A coleta de dados foi realizada uma única vez, por meio de um questionário semiestruturado, composto por 5 (cinco) questões fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. Os dados foram descritos por meio da contagem das respostas (N) e do cálculo das proporções (%). Tópicos sobre qualidade da estrutura física (34,0%), qualidade e quantidade de materiais (36,8%), diversificação dos conteúdos (35,2%) e motivação para as aulas (29,7%) foram classificados como regular. O item frequência das aulas foi identificado como bom (32,3%). Conclui-se que a qualidade das aulas de Educação física na percepção da maioria dos alunos foi regular. Para tanto, sugere-se novos estudos que intervenham sobre os itens citados e avaliem a percepção de toda a comunidade escolar sobre a qualidade das aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio.

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