Qualidade de Vida: Como Desenvolver Uma Prática Saudável no Cotidiano Escolar
Por Wanessa Pucciariello Ramos (Autor), Willian Cabreira (Autor), Anne Jhociane Almeida (Autor), Fabiana da Silva Lima (Autor), Camila Rodrigues Zeilmann (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
Elencamos através deste, alguns fatores quais influenciam na qualidade de vida dos alunos, e como professores o que podemos fazer para melhorar e auxilia-los em busca de uma vida saudável. Pensando em qualidade de vida, a mídia nos mostra muito sobre essa ideia e mais pessoas buscam a saúde perfeita e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Muitos estudos já mostram que vivemos cada dia mais sem tempo, atenção, espaço, sossego, meio ambiente e segurança, nos como educadores físicos tentamos mudar um pouco isso em sala de aula ou em lugares aberto levando recriação, esporte e lazer para escola e família. Mais falar sobre qualidade de vida é um assunto muito abrangente em relação a grupos ou sujeitos.O trabalho escolar mostra uma forma deplanejamento que leva a ação, definindo uma opção em direção à busca de uma ideal.Antes de surgir à interdisciplinaridade o trabalho era efetivado, tinha que esta em plena discussão, reflexão sobre as decisões a serem adotadas, precisava olhar melhor os alunos e as formas como o projeto era implantado, estavam sempre em constante comunicação para interpretar a realidade.Busca-se interpretar o próprio homem, que só se conhece indiretamente por aquilo que deixa impregnado em sua própria produção, de forma consciente ou inconsciente.Então neste contesto dava-lhe uma visão diferente a direção apoiada na reflexão, ao mesmo tempo em que sintetizava os interesses, os desejos, as propostas da sua equipe. Desta forma, a organização da escola pertencia a um grupo, uma vez que, não só o diretor/idealizador o construía, mas todos eram partícipes do processo. “Uma visão crítica da Pedagogia assume que ter uma atitude pedagógica é dar uma direção de sentido, um rumo, às práticas educativas, onde quer que elas sejam realizadas” (LIBÂNEO, 2001, p.127).