Qualidade de vida de alunos de uma academia de ginástica do meio-oeste Catarinense
Por Luana Alves Pereira (Autor), Vanessa Wegner Agostini (Autor), Ederlei Aparecida Zago (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 318 - 337
Resumo
As crianças com transtorno de espectro autista (TEA) podem apresentar características e comportamentos atípicos distintos. O TEA é uma desordem do neurodesenvolvimento que se manifesta, geralmente, antes dos 3 anos de idade, apresentando atraso ou problemas de desenvolvimento na interação social, na linguagem, no desenvolvimento motor, ou ainda comportamentos restritivos, repetitivos e estereotipais. A atividade física é identificada como qualquer movimento corporal produzido pelo sistema musculoesquelético que resulta em gasto energético, podendo ser investigada sob a ótica do lazer, ou seja, realizada no tempo livre, incluindo esportes, caminhada e exercício físico ou sob a ótica do global, que inclui, além da primeira, atividades domésticas, pendulares e ocupacionais (FERREIRA; DIETTRICH; PEDRO, 2015). Já “o exercício físico é uma forma de atividade física planejada, estruturada e repetitiva que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico- -funcional” (NAHAS, 2001, p. 26). Quando realizado em academias, o exercício físico contribui para o combate ao sedentarismo, para o fortalecimento ósseo, para a saúde cardiovascular, para a melhoria da flexibilidade, para a perda de gordura e para o aumento de massa muscular. Compreendendo os benefícios da prática de exercícios físicos, é possível amplificar o incentivo dessa prática, visando ao bem-estar das pessoas (TAVARES JUNIOR; PLANCHE, 2016).