Qualidade de Vida de Crianças com Pé Torto Congênito e a Técnica de Ponseti
Por Ravelly Maia Cunha (Autor), Waerson José de Souza, (Autor), Milena Nunes Alves de Sousa (Autor), Gessianne Claudina Leite Pinheiro (Autor), Vanessa Passos Brustein (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 11, n 1, 2019.
Resumo
OBJETIVO: Analisar a contribuição da técnica de Ponseti para a qualidade de vida de crianças portadoras do pé torto congênito.
MÉTODOS: A elaboração do trabalho foi realizada através de uma revisão sistemática da literatura, utilizando-se como descritores em Ciência da Saúde (DeCS) (português): pé torto congênito, qualidade de vida, técnica de Ponseti; e os medical subject headings (MeSH) (inglês): congenital biceps foot, quality of life e Ponseti technique. Foram selecionados artigos nas bases de dados: Public Medicine (Pubmed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os artigos selecionados foram analisados quanto ao título, ao ano, à formação e ao tema principal. A pesquisa compreendeu artigos publicados entre 2013 e abril de 2018. Foram identificados 110 artigos, dos quais foram selecionados 30 artigos que se encaixaram nos critérios de inclusão.
RESULTADOS: A partir dos estudos analisados, observou-se que 83,3% destes apontaram eficácia elevada no tratamento do pé torto congênito de crianças por meio da técnica de Ponseti associada a uma melhora na qualidade de vida.
CONCLUSÕES: A técnica de Ponseti é altamente eficaz para correção da deformidade e propicia melhoria da qualidade de vida das crianças que são portadoras da patologia.