Qualidade de Vida de Cuidadores de Idosos Dependentes Vinculados a Uma Unidade de Saúde de Porto Alegre/rs
Por Luiza Gasparotto Crescente (Autor), Victor Nascimento Fontanive (Autor), Claides Abegg (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 11, n 3, 2019.
Resumo
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de cuidadores de idosos dependentes vinculados a uma unidade de saúde de Porto Alegre.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional do tipo transversal. A amostra foi composta por 59 cuidadores. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico, Índice de Independência nas Atividades da Vida Diária (Escala de Katz) e questionário WHOQOL-Bref. As análises foram realizadas através do programa SPSS. A investigação da associação entre os desfechos e o grau de dependência dos idosos nas atividades da vida diária foi realizada através da análise de correlação de Pearson, com nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Verificou-se predomínio de mulheres, de meia-idade e com algum problema de saúde autorreferido exercendo o cuidado informal. Os maiores escores de qualidade de vida dos cuidadores foram verificados no domínio físico e os menores no domínio meio ambiente.
CONCLUSÕES: Não foi encontrada associação estatística significativa entre o grau de dependência dos idosos nas atividades da vida diária e os domínios de qualidade de vida.