Qualidade de Vida de Estudantes com Deficiência Visual Praticantes de Goalball
Por Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Autor), Renato Vitor da Silva Tavares (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 23, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida de estudantes com deficiência visual praticantes de goalball em função do nível de escolaridade. A amostra foi composta por doze estudantes com deficiência visual com média de idade de 32,7±15,8 anos, divididos em dois grupos (1 - Ensino Fundamental e 2 - Ensino Médio/Educação Superior). Inicialmente, utilizou-se uma anamnese para caracterizar os participantes e em seguida foi aplicado o Questionário de Qualidade de Vida Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Para testar as diferenças na qualidade de vida em relação ao nível de escolaridade foi empregado o Teste t de Student para amostras independentes. Além disso, o tamanho do efeito foi avaliado pelo Teste d de Cohen. Enquanto resultados, o grupo referente ao Ensino Fundamental apresentou melhores escores do que o grupo do Ensino Médio/Educação Superior em seis domínios (capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade e aspectos sociais) dos oito totais da qualidade de vida. No entanto, os valores foram estatisticamente significativos (p≤0,05) apenas nos domínios de estado geral de saúde, vitalidade e aspectos sociais. Portanto, os indivíduos com menor nível de escolaridade apresentaram melhor autopercepção de qualidade de vida na maioria dos domínios, de modo que se pode concluir que a escolaridade parece ter papel fundamental na qualidade de vida das pessoas com deficiência visual deste estudo, influenciando suas percepções acerca das variáveis estudadas.