Qualidade de Vida de Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Tratamento Hemodialítico: Análise de Fatores Associados
Por Guilherme Dallapicola Silva (Autor), Brigida Dias Fernandes (Autor), Fernanda Ahnert da Silva (Autor), Yasmin Costa Barbosa Dias (Autor), Ana Carolina Melchiors (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 8, n 3, 2016. Da página 1 a 17
Resumo
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida (QV) e os fatores relacionados em pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) submetidos à hemodiálise no município de São Mateus/ES. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo transversal e com abordagem quantitativa. Os dados sociodemográficos, clínicos e de QV foram coletados por meio de entrevista e questionário estruturado. Para a avaliação da QV utilizou-se o instrumento específico Kidney Disease and Quality of Life Short Form (KDQOL-SFTM). Para análise, os domínios foram sumarizados em três componentes: componente da doença renal sumarizado (CDRS), componente físico sumarizado (CFS) e componente mental sumarizado (CMS), conforme proposto pelos autores do KDQOL. RESULTADOS: Foram entrevistados 168 pacientes. Houve predomínio dos homens (60,1%), da faixa etária 60-69 anos (21,4%) e do tempo de tratamento ≤2 anos (41,6%). A média da avaliação global da saúde foi 71,31 (±23,23). Observaram-se associações significativas e independentes entre os componentes sumarizados às variáveis: faixa etária, gênero, avaliação da viagem, presença de comorbidades e transporte custeado pelo município. CONCLUSÕES: A QV da população pesquisada, de modo geral, está comprometida e alguns fatores como presença de comorbidades, idade e o transporte até a clínica são determinantes.