Qualidade de vida de professores de educação física da região da Grande Florianópolis, Brasil
Por Alexandra Folle (Autor), Giovana Zarpellon Mazo (Autor), Jorge ambos (Autor), Raquel Krapp do Nascimento (Autor), Juliana Regina Silva Guimarães (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
A discussão sobre os fatores que podem influenciar a qualidade de vida (QV) dos professores de Educação Física é importante no atual cenário de aceleradas transformações sociais que refletem no contexto educacional. Com o objetivo de verificar e relacionar qualidade de vida (QV) e características sociodemográficas, foram aplicados questionários de dados sociodemográficos e qualidade de vida (Whoqol-bref) a 298 professores de Educação Física do Ensino Básico da região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. No tratamento dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com post hoc de Dunn (p<0,05). Os professores de Educação Física apresentaram escores regulares na QV geral, valores maiores no domínio relações sociais e menores no domínio físico. Características como sexo, ciclos vitais, tempo de serviço na rede, turno de trabalho, número populacional e Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios estiveram associadas à QV geral e aos domínios físico, psicológico e ambiental. Conclui-se que a QV está associada às características sociodemográficas dos professores de Educação Física e que estas devem ser levadas em consideração no planejamento e gestão educacional na educação básica.