Qualidade de vida e os marcadores de risco para hipertensão e obesidade em escolares
Por Emanuely A Lopes dos Santos (Autor), Marcos Adelmo dos Reis (Autor), Eduardo Eugenio Aranha (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 207 - 224
Resumo
No mundo atual, existem diversos fatores – tais como má alimentação, vida sedentária e falta de interesse na prática de exercícios físicos – que, somados, passam a ser agentes influenciadores na qualidade de vida. No entanto, a prática de exercício físico regular, com orientação, vestimenta e espaço adequado, associada a uma alimentação saudável, pode diminuir esses índices. Com a violência nas áreas urbanas, a escola aparenta ser um ambiente adequado para essa prática. A Educação Física escolar deve expandir a gama de meios práticos auxiliando na promoção de saúde. Um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade se refere ao sedentarismo. Nahas (2006) considera sedentário um indivíduo que não pratica exercício físico semanal com o gasto calórico menor que 500 kcal, otimizando atividades de lazer, domésticas e de locomoção e que tenha um estilo de vida com um mínimo de atividade física, associando a essa condição a obesidade, as cardiopatias, o diabetes, a hipertensão, o estresse, que são fatores que afetam o bem-estar e a qualidade de vida.