Resumo

O estudo apresenta como objetivo geral analisar a percepção da qualidade da vida e mensurar o nível de uso de álcool e drogas por estudantes em situação de vulnerabilidade social, vinculados à rede Marista de Solidariedade de Santa Catarina, e como objetivos específicos averiguar os estudos que abordam a qualidade de vida, a atividade física e o uso de substâncias psicoativas por estudantes; avaliar a qualidade de vida de estudantes em situação de vulnerabilidade social; mensurar o nível do uso de drogas por estudantes em situação de vulnerabilidade social; comparar os diferentes níveis de consumo de drogas nos domínios da qualidade de vida de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O estudo caracteriza-se como descritivo com uma abordagem quantitativa. Participaram da investigação estudantes pertencentes a uma Escola Social, da Rede Marista de Solidariedade. Os estudantes atenderam aos seguintes critérios de inclusão: estar devidamente matriculado, ter idade entre 12 e 18 anos e estar frequente na instituição pesquisada. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário com os dados sociodemográficos e escolares, o KIDSCREEN – 52, que avalia a qualidade de vida de crianças e adolescentes e o Drug Use Screening Inventory para análise do uso de drogas em adolescentes. Na análise, foram realizados o teste t ou U the man Whitney, Qui-Quadrado ou Exato de Fischer, Kruskal-Wallis, seguido do post-hoc de Dunn ou Anova One-way com post-hoc de Bonferroni, o nível de significância considerado foi de 95%. Os dados revelam índices positivos no que se refere a qualidade de vida, corroborando com os estudos que utilizaram instrumentos semelhantes. O sexo feminino teve valores mais baixos em quase todas as dimensões da qualidade de vida, exceto ambiente escolar, onde não teve significância, sendo que os estudantes de menor idade tiveram índices maiores do que os mais velhos; aqueles estudantes que trabalham tiveram valores mais positivos em seus índices de qualidade de vida do que os que não trabalham; os que tiveram histórico de repetência tiveram índices mais elevados na percepção da qualidade de vida. No que tange ao uso de drogas o estudo destacou o uso abusivo por parte de estudantes do ensino médio. Conforme o aumento da idade, foi constatado o maior número de dependentes, nomeadamente entre 16 e 18 anos, ao mesmo tempo em que a reprovação escolar foi identificada neste grupo. As substâncias mais consumidas pelos estudantes foram o álcool, o energético, a maconha e o tabaco, consecutivamente, sendo o álcool a droga lícita mais consumida e a maconha a droga ilícita mais utilizada. Por fim, ao verificar a comparação dos diferentes níveis do consumo de drogas nos domínios da qualidade de vida de estudantes em situação de vulnerabilidade social, podem ser observados os impactos do consumo de drogas na percepção da qualidade de vida. No contexto geral, aqueles estudantes que não faziam uso de drogas obtiveram escores superiores em todas as dimensões quando relacionados aos dependentes ou com uso abusivo. Além disso, quando separados os turnos de aula, os dados se mantiveram com as mesmas indicações sobre os impactos da droga na qualidade de vida dos estudantes.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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