Editora Papirus. Brasil None. 226 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO 

O ensino superior público federal brasileiro foi marcado na última década por sua expansão. Paralelamente ao processo de ampliação de vagas, a questão da permanência estudantil nas universidades tornouse um desafio, demandando uma política específica. Em 2010, foi instituído por decreto presidencial o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja finalidade básica está centrada na ampliação qualitativa das condições de permanência dos jovens nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Naquele mesmo ano, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) criava, a exemplo de outras Ifes, uma pró-reitoria específica para tratar das demandas estudantis, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), à qual a trajetória dos estudos que deram origem a esta obra está relacionada. Participando da primeira gestão (2010-2013), à frente da então Coordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer, um dos desafios era o de propor programas e projetos culturais, esportivos e de lazer no contexto da assistência estudantil. A despeito das urgências relativas ao financiamento de bolsas (moradia, alimentação, transporte, entre outras) e atenção direta 8 Papirus Editora à saúde dos estudantes, tais programas foram implementados e tiveram boa repercussão como coadjuvantes na promoção da qualidade de vida dos alunos.

Por outro lado, a experiência na Prae evidenciou a imprescindibilidade de se investigar melhor o perfil dos estudantes e suas necessidades. Assim, surgiu o projeto de pesquisa intitulado “Esporte e lazer no contexto da política de assistência estudantil das universidades públicas federais brasileiras: limites e possibilidades”. Aprovado na chamada pública do Ministério do Esporte/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq 091/2013, foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2016 (Processo 487894/2013-8). A finalidade inicial da pesquisa era então identificar os limites e as possibilidades para o efetivo desenvolvimento de programas de esporte e lazer, voltados para estudantes de graduação, no contexto da política de assistência estudantil das universidades públicas federais brasileiras. 

Entretanto, dados a relevância da temática e seu público-alvo, ainda pouco investigados no meio acadêmico, os objetivos e o escopo do projeto de pesquisa foram ampliados, considerando a importância de se discutir o objeto de estudo em uma perspectiva mais ampla, abarcando a qualidade de vida e a saúde dos estudantes como eixos norteadores. A nosso ver, a ampliação do escopo de investigação contribuiu sobremaneira tanto para a produção de conhecimento aprofundado acerca do perfil e das necessidades dos estudantes em relação às diferentes variáveis investigadas, como para destacar princípios que podem nortear a proposição de políticas e ações de permanência nas universidades. Afinal, tais políticas e ações precisam ser pautadas pelo conhecimento do perfil, das necessidades concretas e da diversidade desses estudantes, um dos desafios do ensino superior público contemporâneo. 

Nessa perspectiva, este livro apresenta tanto a síntese de resultados e reflexões produzidos no decorrer do desenvolvimento do projeto de pesquisa quanto outras produções vinculadas à temática. Além da equipe diretamente envolvida com o projeto de pesquisa inicial, outros pesquisadores foram convidados a compartilhar seus estudos e projetos relativos a qualidade de vida, esporte e lazer do estudante universitário. 

Os trabalhos aqui publicados expressam a diversidade de olhares e investigações sobre a temática, convidando o leitor à reflexão sobre o ensino superior público brasileiro na perspectiva de seu público-alvo, igualmente diverso e multidimensional. 

Boa leitura! 

Nara Rejane Cruz de Oliveira Santos, SP, 2017

Arquivo