Resumo

Introdução: a prática de exercício físico, se estimulada desde a infância, proporciona à criança benefícios de saúde, e entre eles é sugerido o benefício da qualidade do sono. Objetivo: avaliar a qualidade do sono de crianças pré-escolares antes e após intervenção com exercício físico. Métodos: estudo longitudinal realizado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Participaram 22 crianças de 4,64 ± 0,5 anos (54,5% meninos) e foi avaliada a qualidade do sono através do questionário do sono Reimão e Lefèvre (QRL). A intervenção durou 12 semanas, sendo 2 vezes na semana, 40 minutos/sessão, com atividades que aprimoram habilidades motoras fundamentais de estabilização, locomoção e manipulação de objetos, desenvolvidas de forma lúdica utilizando músicas. Foi realizado o Teste de Qui-quadrado no software SPSS v.24, nível de confiança=95%. Resultados: ocorreu uma redução dos percentuais de crianças que demoram mais de 15 minutos para adormecer - insônia (36,4% para 31,8%, p=0,008), assim como das que rangem os dentes durante a noite - bruxismo (26,3% para 15,8%, p=0,005), também ocorreu diminuição dos percentuais de crianças que urinam durante o sono a noite - enurese (42,9% para 38,1%, p=0,000), que falam dormindo - sonilóquio (62,0% para 57,1%, p=0,000) e que roncam durante o sono - distúrbio respiratório do sono (38,1% para 14,3%, p=0,000). Conclusões: os parâmetros da qualidade do sono de pré-escolares que participaram de intervenção com exercício físico melhoraram após 12 semanas interventivas.

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