Qualidade Do Sono De Crianças Pré Escolares Participantes De Intervenção Com 12 Semanas De Exercícios Físicos
Por Jussara Bastos Santana da Silva (Autor), Dafne Souto Macedo (Autor), José Alex Almeida Borges (Autor), Letícia Borburema de Oliveira (Autor), Taís Feitosa da Silva (Autor).
Resumo
Introdução: a prática de exercício físico, se estimulada desde a infância, proporciona à criança benefícios de saúde, e entre eles é sugerido o benefício da qualidade do sono. Objetivo: avaliar a qualidade do sono de crianças pré-escolares antes e após intervenção com exercício físico. Métodos: estudo longitudinal realizado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Participaram 22 crianças de 4,64 ± 0,5 anos (54,5% meninos) e foi avaliada a qualidade do sono através do questionário do sono Reimão e Lefèvre (QRL). A intervenção durou 12 semanas, sendo 2 vezes na semana, 40 minutos/sessão, com atividades que aprimoram habilidades motoras fundamentais de estabilização, locomoção e manipulação de objetos, desenvolvidas de forma lúdica utilizando músicas. Foi realizado o Teste de Qui-quadrado no software SPSS v.24, nível de confiança=95%. Resultados: ocorreu uma redução dos percentuais de crianças que demoram mais de 15 minutos para adormecer - insônia (36,4% para 31,8%, p=0,008), assim como das que rangem os dentes durante a noite - bruxismo (26,3% para 15,8%, p=0,005), também ocorreu diminuição dos percentuais de crianças que urinam durante o sono a noite - enurese (42,9% para 38,1%, p=0,000), que falam dormindo - sonilóquio (62,0% para 57,1%, p=0,000) e que roncam durante o sono - distúrbio respiratório do sono (38,1% para 14,3%, p=0,000). Conclusões: os parâmetros da qualidade do sono de pré-escolares que participaram de intervenção com exercício físico melhoraram após 12 semanas interventivas.