Qualidade dos Serviços em Um Estádio de Futebol em Dias de Jogos - Um Estudo de Caso
Por Augusto Botelho Delfino (Autor), Rafael Andreis (Autor), Maria Leticia Elias Pinto da Luz Knorr (Autor), Fabiana Figueiredo (Autor), Elinai dos Santos Freitas Schutz (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 1, 2018.
Resumo
O futebol é um esporte de âmbito mundial que leva milhões de torcedores aos estádios movidos por um sentimento: paixão pelo seu clube. Além da relação afetiva, cada vez mais, os clubes de futebol procuram fortalecer as suas relações comerciais com os torcedores, tratando-os como clientes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Participaram da pesquisa 280 torcedores de um clube de futebol profissional de Santa Catarina. Foi utilizado um questionário, com uma escala tipo Likert com 5 pontos, sendo 1 (Muito insatisfeito) e 5 (Muito satisfeito), para avaliar a satisfação do torcedor em relação às instalações e aos serviços oferecidos pelo clube, tais como: “bares”, “banheiros”, “estacionamento”, “portões de acesso”, “central de atendimento ao torcedor”, “mensalidade dos associados”, “acomodação no estádio” e “ambulantes”. Os dados foram coletados por meio de uma plataforma on-line enviada ao clube que, pelas mídias sociais e e-mails, encaminhou o questionário para os torcedores responderem. Para análise dos dados, foram utilizados recursos da estatística descritiva por meio da frequência relativa. Como resultados, verificou-se que se trata de público jovem, predominantemente de sexo masculino, com alto nível de escolaridade