Resumo

A educação superior a distância no Brasil tinha, em 2004, cerca de 60 mil alunos matriculados; cresceu rapidamente e atingiu em 2016 a marca de 1,5 milhão de matrículas, oferecendo importante colaboração para o desenvolvimento do país. Nesse contexto, mais do que nunca, é necessário analisar como se processou esse crescimento e prospectar o futuro, com vista a seu aprimoramento. Foi pesquisado o perfil da oferta atual dos cursos de EaD e comparado com os presenciais. Em 2016 eram 206 Instituições de Ensino Superior (IES) oferecendo EaD, com desempenho médio, medido pelo Enade, equivalente ao dos cursos presenciais. Desse total, apenas cinco IES detinham 58% das matrículas, em sua maioria com cursos com conceito abaixo do patamar de 1,5 nos exames de 2015 e 2016. Isso significa que, na prática, a maioria dos alunos de EaD está frequentando cursos mal avaliados segundo o critério do Enade. Um fato contraditório e alarmente é que essas mesmas IES têm, de maneira geral, resultados do Enade para seus cursos presenciais superiores àqueles obtidos em seus cursos em EaD, indicando que não tratam as duas modalidades com o mesmo critério de responsabilidade. Finalizamos este artigo com a análise do conceito provisório do curso (CPC) e considerando a necessidade de implantar algumas medidas visando ao aprimoramento da oferta na área de Educação a Distância.

Referências

Adams Becker, S., Cummins, M., Davis, A., Freeman, A., Hall Giesinger, C. & Ananthanarayanan, V. (2017). NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.

Acode. Australasian Council of Open, Distance and e-Learning. (n.d.) Acesso em 18 dez. 2017. Disponível em: https://www.acode.edu.au/Bielschowsky, C. E. & Masuda, M. O. (2017). Diplomação na Educação Superior a Distância. EmRede, Revista da Educação a Distância, v. 5, n. 1.

Brasil. Decreto n. 9.057, de 26 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, 25 maio 2017.

Caled. Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia. (n.d.) Acesso em 18 dez. 2017. Disponível em: http://www.caled-ead.org .

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social (2011). Sobre a incompatibilidade entre graduação a distância e Serviço Social. Acesso em 18 dez. 2017. Disponível em: http://www.cfess.org.br/js/library/pdfjs/web/viewer.html?pdf=/arquivos/01_sobreaincompatibilidade_2011.pdf .

Chea. Council for Higher Education Accreditation. (n.d.)Acesso em 18 dez. 2017. Disponível em: http://www.chea.org/ .

Costa,C. & Bielschowsky, C. E. (2018) Breve histórico das trajetórias de fundação do Cederj e da UAB. In M. R. C. Duran, T. Amiel & C. J. Costa. Utopias e distopias da tecnologia na educação a distância e aberta. (no prelo) e-xellence. The European quality benchmark for online, open and flexible education. EADTU - European Association of Distance Teaching Universities. (n.d.) Acesso em 18 dez. 2017. Disponível em: http://e-xcellencelabel.eadtu.eu/ .

ICDE - International Council for Open and Distance Education (2015). Quality models in online and open education around the globe: State of the art and recommendations. Project coordinator: EADTU –European Association of Distance Teaching Universities. Acesso em 01 dec. 2017. Disponível em https://www.icde.org/quality-models-in-online-and-open-education-around-the-globe.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (n.d.) Microdados do Censo de Educação Superior 2005-2016 e Microdados do Enade.Acesso em 29 jan. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados .

Jarvis, Darryl S. L. (2014). Regulating higher education: quality assurance and neo-liberal managerialism in higher education – a critical introduction. Policy and Society, 33(3), 133-166, 2014. https://doi.org/10.1016/j.polsoc.2014.09.005 .

MEC. Referenciais de Qualidade para EaD. Os dois documentos, de 2003 e 2007. (n.d.) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12777-referenciais-de-qualidade-para-ead.

Nielsen, D. H. (2010). Quality assessment and quality assurance in distance teacher education. Distance Education, v. 18, 284-317.

Quezada, M. M. & Rama, C. Los problemas de la evaluación de la Educación a Distancia en América Latina y el Caribe. Disponível em http://www.caled-ead.org/publicaciones/libros-caled

Quezada, M. M. & Muñoz, P. A. Leyes, normas y reglamentos que regulan la Educación Superiora Distancia y en Línea en América Latina y el Caribe. 2. ed. Disponível em: http://www.caled-ead.org/publicaciones/libros-caled.

Unesco. Institute for Statistics, UIS.Stat. Education Gross enrolment ratio by level of education. (n.d.) Última consulta em 28 jan. 2018. Disponível em: http://data.uis.unesco.org/.

Unirede - Associação de Universidades em Rede. (n.d.) Acesso em 20 dez. 2017. Disponível em: http://aunirede.org.br/portal/.

World Bank. Microdata Library. Enrolment in tertiary education, all programmes, both sexes (number). (n.d.)Acesso em 18 fev. 2017. Disponível em: http://databank.worldbank.org/data.

Acessar Arquivo