Resumo

A proliferação de health clubs desencadeou uma forte concorrência, o que incentiva uma crescente exigência de mais e melhor qualidade numa sociedade onde a informação é constante. As equipas de gestão têm de ser formadas com profissionais capazes de definir e desenvolver estratégias no sentido de responderem com eficácia aos problemas que surgem nestes espaços, de forma a se aproximarem o mais possível das expectativas criadas pelos clientes. Procurou-se identificar a existência de conceitos/mecanismos que a longo prazo proporcionam a fidelização dos sócios em health clubs, como variável chave de obtenção de lucro a longo prazo. ... :: Editorial Gastão Sousa DESTAQUE :: Análise da Causalidade entre Desporto e Turismo na Região Autónoma da Madeira Filipa Catarina de Faria de Barros ARTIGOS :: A comunidade Desportiva Intencional como Objecto de Investigação e Desenvolvimento da Gestão do Desporto Abel A. Figueiredo :: Qualidade, Satisfação e Fidelização de Clientes: Uma Aposta para os Health Clubs Vera Pedragosa, Abel Correia :: O Perfil Organizacional e Funcional do Gestor Desportivo em Portugal José Pedro Sarmento, Assunção Pinto, André Esteves Oliveira DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS :: Desporto e Lazer Rui Lança